A atividade física é um elemento fundamental para quem quer perder peso ou então, mantê-lo. E ter uma boa alimentação antes, durante e depois garante que o organismo tenha uma boa performance, gastando de preferência a gordura corporal durante o exercício, mantendo ou fazendo com que a pessoa ganhe massa muscular.
Para que isso aconteça, é preciso saber o que se pode e o que não se pode comer antes de praticar atividades físicas, evitando certos lanchinhos e mantendo sempre a hidratação durante a atividade física.
Ter uma boa alimentação antes de realizar as atividades físicas não significa que você tenha que comer grandes quantidades, mas sim, se alimentar dos nutrientes indispensáveis para que você tenha um bom desempenho.
Com isso, este texto tem como objetivo mostrar a você os alimentos que você não deve ingerir antes de praticar qualquer atividade física.
São eles:
Álcool
O álcool, até mesmo quando utilizado em pequenas doses, pode induzir ao relaxamento e a autoconfiança, e como atua ao nível do sistema nervoso central, pode ajudar a diminuir o nervosismo, o tremor e a sensibilidade a lesões.
Além disso, o consumo do álcool prejudica o desempenho daquele que vai praticar atividades físicas, pois diminui a sua concentração, a sua capacidade visual, os seus reflexos motores, como a coordenação neuromuscular. Como ele diminui a sensibilidade, pode levar ao agravamento das lesões, além de funcionar como diurético e aumentar a desidratação do organismo.
Barras proteicas
Por muitas vezes elas são utilizadas até durante a prática de atividades físicas, porém, é preciso ter atenção à escolha delas, pois algumas podem conter valores de gorduras elevados. Para isso, é importante consultar a composição nutricional das barras proteicas, porque as que têm uma quantidade de gordura elevada pode provocar um atraso na assimilação dos níveis energéticos, assim como pode levar a um aumento do fluxo de sangue para o estômago, a fim de que auxilie o processo digestivo.
Antes de iniciar uma atividade física, esse é o momento ideal em que o corpo necessita de mais energia, principalmente, e que esta seja fornecida de forma simples e rápida.
É importante que não haja nenhum comprometimento no nível do fluxo sanguíneo. Por isso, são necessários alimentos que tenham rápida e simples assimilação, evitando assim, as barras proteicas, pois a quantidade de sangue necessária a nível muscular é maior e deverá ser o principal foco do organismo.
Cereais doces
A quantidade de açúcar encontrada nos cereais doces faz com que os níveis de insulina aumentem, obrigando o corpo a acumular mais essa massa gorda.
Pipocas
As pipocas possuem gorduras que não são saudáveis, níveis de sódio exagerados e, em alguns casos, são cheios de produtos químicos. Ou seja, a pipoca não contem os nutrientes necessários para alimentar o corpo de uma pessoa que está se preparando para realizar algumas atividades físicas.
Proteínas
A proteína não é um nutriente e não deve ser ingerido antes de realizar uma atividade física, pois o organismo utilizará uma mínima porcentagem como fonte de energia durante a atividade física que estiver sendo praticada.