Em tempos de coronavírus temos muito a fazer para minimizar as possibilidades de contágio da doença. E a atividade física é uma arma que pode auxiliar muito neste processo. Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros, inclusive quando se trata da questão imunológica.
A atividade física não previne o contágio, mas deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus. Ao fortalecer o sistema imunológico, a resposta do organismo será mais eficiente contra diversos casos de infecção. Segundo pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode apresentar efeito terapêutico em casos de coronavírus.
Além disso, a movimentação do corpo ajuda na prevenção de doenças e fatores de risco do coronavírus, como a obesidade, a diabetes e a hipertensão. Comorbidades influentes no quadro de infectados pelo vírus. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a obesidade aumenta em até 50% o risco de morte de infectados pela Covid-19.
Sem falar que botar o esqueleto em movimento ajuda a trabalhar o diafragma e os músculos intercostais, importantes ao sistema respiratório e na recuperação de um eventual caso de coronavírus.
O efeito da atividade física no corpo
Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, sobretudo do sistema cardiorrespiratório;
Ajuda o intestino a funcionar bem;
Previne doenças, tais como problemas cardiovasculares, diabetes, osteoporose e reumatismo, entre outras, além de ser adjuvante em seu tratamento;
Contribui para a perda de gordura e o ganho de músculos;
Ajuda a equilibrar a ingestão de calorias e o gasto de energia.
Se você estava em dúvida de quando retomar seus treinos, procura uma unidade Action 360°e converse com nossos colaboradores. Nossos treinos são personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.