Muitas pessoas quando começam uma atividade física, encontram nas corridas e caminhadas excelentes aliados para sair do sedentarismo. Para praticar essas atividades é comum encontrar grupos se exercitando nas ruas e praças perto de suas casas, seja por comodidade ou por falta de tempo para buscar outros lugares.
Já outros atletas, preferem locais mais adequados para a prática de corridas, buscando assim parques e praças dos grandes centros urbanos. Apesar de reunir muitos corredores todos os dias, principalmente aos finais de semana, algumas pessoas ainda têm ressalvas em aderir a essa rotina, por dúvidas em relação a segurança.
Afinal, é seguro treinar corridas no parque? Ou seria melhor praticar essa atividade em ruas ou até mesmo em locais fechados, como academias (no caso, simulando a corrida em uma esteira)?
Para responder a essa pergunta, preparamos um pequeno texto sobre o tema. Prepare seu tênis, encha a garrafinha de água e siga essa leitura conosco. Correndo, se preferir.
Porque correr em um parque
Como dissemos logo no começo desse texto, alguns corredores, principalmente aqueles que começam uma atividade física, escolhem dar seus primeiros passos no esporte nas ruas próximas à sua casa.
Essa escolha é lógica, afinal como não é necessário fazer grandes deslocamentos para se exercitar, não existem muitas desculpas para adiar aquela corridinha do final da tarde e deixar o sedentarismo de lado.
Apesar de prático, as corridas no asfalto podem não ser tão benéficas quanto as realizadas no parque, que é um dos mais adequados para se exercitar, e vamos mostrar o por que.
Arborização
Ao contrário das ruas, marcadas por prédios e poucas árvores, um parque costuma ser bem servido de vegetação, principalmente árvores frondosas e que geram bastante sombra.
Dessa forma, o ambiente em um parque se torna mais seguro para a saúde dos corredores para que possam treinar, já que a temperatura ali é mais amena do que se você estivesse correndo diretamente no asfalto.
O calor menos intenso desgasta menos o corpo, diminuindo os riscos de fadiga e outros males que possam colocar sua saúde em risco enquanto você treina.
Menor chance de atropelamentos
Um parque foi pensado para que as pessoas circulem a pé, seja caminhando ou correndo. As únicas rodas que vemos nesses locais costumam ser as das bicicletas ou de skates dos jovens esportistas.
Sem carros e motos cruzando seu caminho a cada passo, as chances de sofrer um acidente grave e que coloque sua vida em risco diminui muito, tornando a prática do exercício muito mais segura.
Segurança
A grande maioria dos parques costuma ser cercado por grades e portões, tornando a circulação ali um pouco mais segura do que se você simplesmente corresse por ruas ou praças comuns.
Não podemos dizer que não existam crimes em parques, mas se compararmos as chances de sofrer um ataque violento ao correr na rua ou em um parque, veremos que a última opção é muito mais segura.
E então, convencido de que treinar corrida no parque é seguro? Aproveite a paisagem e boas corridas.
Leia também: Overtraining