Dieta do tipo Sanguíneo
Em 1996 era o lançado o livro “Eat Right for Your type”, de Peter D’Adamo. O conteúdo livro trazia um modelo para o jeito certo de comer de acordo com o tipo sanguíneo que a pessoa possuía. Virou sucesso na década de 90 e durante os anos muitos artistas usaram deste método, revigorando o efeito de que ela dava realmente certo. Apesar da pesquisa de 2014 da Universidade de Toronto que afirma que a dieta do tipo sanguíneo não funciona, muitas pessoas e profissionais ainda acreditam que ela pode ser eficaz. Então vem ver como funciona:
A dieta
A dieta do tipo sanguíneo diz que existem três tipos de alimentos: os benéficos, que são aqueles essenciais para o organismo do adepto da dieta; os neutros, que servem apenas como alimentos normais; e os nocivos, que devem ser evitados por causarem diminuição na velocidade do metabolismo, entre outros problemas.
Cada tipo sanguíneo (O, A, B e AB) possuí seus tipos de alimentos benéficos e nocivos. Abaixo estarão alguns deles:
Tipo O:
Das carnes a serem consumidas pelo tipo O, as bovinas e de carneiro são as mais bem-vindas. Frango e pato podem ser consumidos moderadamente. Porco e seus derivados devem ser evitados ao máximo. Dos frutos do mar benéficos são bacalhau, linguado e truta. Ameixa, banana, goiaba e manga então entre os mais indicados no consumo de frutas, mas amora, coco e laranja estão na classe dos nocivos.
Tipo A:
O tipo A é o que possuí mais restrições quanto as carnes. De acordo com o livro, não há nenhuma carne na categoria de benéfica. Frango e peru estão em neutros, mas devem ser moderados os seus consumos. Abacaxi, cereja e limão são indicados. Arroz e milho devem fazer parte da alimentação com certa observação. Alho e aceite são bem-vindos.
Tipo B:
Bacalhau, salmão e sardinha estão bem classificados para o consumo no tipo sanguíneo B. Leite, mussarela, coalhada e iogurte fazem parte dos laticínios benéficos. Das carnes, apenas cordeiro e carneiro estão no topo e frango e porco são tratados como nocivos.
Tipo AB:
Melancia, cereja, limão e abacaxi podem ser consumidos com mais tranquilidade, pois são benéficos ao tipo AB. Abacate, banana e goiaba devem ser evitados junto de: feijão fradinho, mulatinho e preto, pimentão, carnes bonina, de porco e frango, camarão e salmão defumado. Ovo, leite de cabra e ricota são boas opções.
Não faça nada sozinho
Mesmo tendo certa credibilidade no mundo nutricional, não deixe de consultar um médico especialista ou nutricionista. Estes profissionais irão lhe indicar melhor qual dieta e educação alimentar se deve seguir.
E é claro que uma dieta só funciona se ela for balanceada junto com exercícios. Então se joga aqui na Action 360° e partiu #ProjetoVerão