Quando o frio vai se aproximando e a umidade do ar vai abaixando, os principais causadores de doenças se fazem presentes, como as gripes, resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido.
Todas essas doenças possuem os seus sintomas muito parecidos, o que acaba causando uma confusão antes de serem diagnosticadas.
As crianças e os idosos são as pessoas que são mais atingidas, mas o fato é que essas doenças podem ser possivelmente amenizadas e os cuidados tomados podem diminuir os riscos de contrair essas doenças.
Cada doença de inverno possui sua característica própria. E isso faz com que seja importante que a pessoa conheça as informações básicas sobre as que ocorrem com mais naturalidade, assim como também é preciso conhecer os cuidados necessários a serem tomados e o tratamento a ser realizado, depois que a pessoa é diagnosticada.
Para saber como evitar essas doenças, antes, é preciso saber quais são as doenças mais comuns nessa época:
Alergia – reação causada pela repulsa a alguns elementos como os pelos dos animais, mofo, tipos de tecidos, poeiras, perfumes. Para reconhecer a doença, basta observar os espirros, coceira e as tosses.
Amigdalite – e quando a amígdala está inflamada e é causada por algum vírus ou bactéria, s00eus sintomas são: dor de garganta, dor ao engolir, febre e mau hálito.
Asma – é mais comum em crianças, mas os adultos também sofrem com ela. É quando o pulmão e as vias aéreas estão inflamados, sua característica principal é o chiado no peito, a tosse e a sensação de falta de ar.
Bronquite – inflamação dos brônquios, que bloqueia a chegada do ar aos pulmões. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro.
Dor de ouvido – normalmente afeta as crianças, onde os vírus e as bactérias que infectaram a garganta acabam migrando para o ouvido.
Gripe e resfriado – embora sejam extremamente parecidos, são duas doenças diferentes. O resfriado dura entre quatro e cinco dias, podendo se prolongar até duas semanas, dependendo da pessoa. A coriza, a obstrução nasal, a tosse, a dor de cabeça, dor de garganta, febre baixa e espirros são os seus sintomas. Sua transmissão se dá no contato direto das pessoas.
Já a gripe é mais grave, sendo causada pelo vírus Influenza, possuindo uma duração maior. Possui todos os sintomas do resfriado, mas se não for tratada corretamente, pode desencadear em complicações, como pneumonias e comprometimento dos brônquios.
O que fazer para evitar as doenças de inverno?
Para evitar as doenças de inverno, é preciso que a pessoa tome algumas precauções, como:
Limpar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e tocar nos olhos, boca e nariz;
Usar lenço de papel descartável;
Proteger a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar;
Orientar ao doente para que evite sair de casa enquanto estiver no período em que ainda seja possível transmitir o vírus para outras pessoas, geralmente, cinco dias após descobrir os sintomas.