A maioria das pessoas gosta de ter uma vida saudável, uma boa saúde e com isso, gostam de cuidar do seu corpo e da sua mente. E o cuidado do corpo se dá de diversas formas, como fazer exercícios, ter uma boa alimentação, evitar excessos, enfim, diversos fatores que ajudam diretamente na manutenção da boa saúde.

E, quando se fala sobre boa alimentação, existem diversas dietas que dizem e prometem diversos milagres, mas, quando chega ao final, a única coisa que causou foi perda de tempo. Com isso, muitos desistem de ter uma boa alimentação.

Acontece que, nesses casos, a maioria das pessoas não conhece uma forma de alimentação que está causando verdadeiros impactos positivos nas pessoas. Trata-se da alimentação funcional, que tem ajudado diversas pessoas que querem emagrecer a atingir os seus objetivos.

Alimentação funcional para quem quer emagrecer

O que é alimentação funcional?

Alguns alimentos são muito nutritivos, já outros têm poder antioxidante, e além deles, existem aqueles que são considerados saudáveis. E quando um alimento consegue reunir todos esses valores e vários outros, eles podem ser chamados de alimentos funcionais.

Uma alimentação funcional não pode ser considerada apetitosa ou prazerosa apenas. Para o alimento chegar a ser denominado funcional, é necessário que ele traga benefícios à saúde, que tenha o poder de prevenir algumas doenças, reduzir os efeitos de outras, ajudar no tratamento que está sendo realizado, e assim por diante.

Mas, antes de fazer uso da utilização desses alimentos, é preciso levar em conta as reais necessidades individuais, pois alguns alimentos benéficos para determinadas pessoas poderão não fazer tão bem assim para outras.

Qual é a importância dos alimentos funcionais?

Hoje em dia, as pessoas estão vivendo constantemente em ambientes repletos de estresses, onde a pressa faz com que as pessoas não parem e possam fazer uma boa refeição, e isso tudo acaba fazendo com que a pessoa acabe contraindo alguma doença.

E muitas dessas doenças acabam sendo associadas à má alimentação, entre elas a obesidade, a pressão alta, o colesterol alto, as doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer.

Quando a pessoa muda os seus hábitos alimentares, passando a incluir nas refeições os alimentos funcionais, a pessoa faz com que comece a reverter algumas doenças, antes mesmo delas se instalarem ou se agravarem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária sugere que esses alimentos devam ser seguros para o consumo sem a necessidade de supervisão médica, salvo algumas exceções, como com as pessoas que têm alguma alergia ou intolerância a algum tipo deles.

Quais são os principais alimentos funcionais?

Os alimentos funcionais receberam uma classificação segundo o Ministério da Saúde. Nessa classificação, foram relacionados os alimentos que possuem funções benéficas ao corpo e à saúde.

A ordem com que se apresentam não está relacionada à classificação dada pelo Ministério da Saúde.

Sendo assim, os principais alimentos funcionais são:

  • Soja;
  • Peixes marinhos, como a sardinha, salmão, atum, anchova;
  • Óleos de linhaça;
  • Chá verde;
  • Tomate;
  • Folhas verdes;
  • Frutas cítricas;
  • Feijão, ervilha;
  • Alho e cebola;
  • Maçã;
  • Leites fermentados, iogurte.