Desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates, a modalidade de exercícios que leva o seu nome nada mais é do que uma série de exercícios concretizados no chão ou em equipamentos exclusivos que tem como principal objetivo o controle e relaxamento do corpo e a sua conexão com a mente, ocasionando na melhora da qualidade de vida de quem o pratica.
Apesar de ter sido criado pelo alemão no século XX, aqui no Brasil o Pilates só chegou nos anos 2000, sendo vista como uma prática exclusiva para mulheres (embora não seja verdade), pessoas com idade mais avançada ou em processo de recuperação.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, e na medida em que for frequentando as aulas, o aluno notará uma série de benefícios relacionados a sua flexibilidade, força, equilíbrio e até mesmo perda de peso.
Confira a seguir, os 6 principais benefícios que o Pilates promove às pessoas.
Flexibilidade
Com o passar dos anos, perdemos a nossa flexibilidade devido a falta de estímulo, o que ocasiona em prejuízos não só nos músculos, mas também na articulação. Por meio de um repertório exclusivo de exercícios que oferecem grande aplicação da movimentação e alongamento, o Pilates estimula o aumento de comprimento dos músculos, e automaticamente, proporciona a flexibilidade necessária para músculos com melhor desempenho e livres de dores.
Força muscular
Ter força nos músculos é fundamental para o funcionamento perfeito das nossas articulações, promovendo a sustentação do corpo, desempenho muscular e desenvolvimento do desempenho das habilidades motoras do aluno. Além disso, o Pilates proporciona ganho de força dos músculos de modo organizado e sem exageros.
Equilíbrio e coordenação motora
Assim como a flexibilidade, com o passar dos anos, perdermos a nossa capacidade de coordenar os movimentos e o equilíbrio. Mas, o que leva a esta perda são a perda de massa muscular ou doenças neurológicas. Com a prática de Pilates, é desenvolvido o treino e a reabilitação da coordenação motora, associando as movimentações de membros superiores e inferiores, operando também em movimentos associados. Estes exercícios são bastante benéficos no aumento da coordenação e do equilíbrio.
Perda de peso
O Pilates também ajuda muito no processo de emagrecimento, principalmente para as pessoas que não são adeptas de exercícios físicos, já que se trata de uma modalidade que trabalha de modo contínuo e baixa intensidade.
Respiração
O Pilates faz com que haja um aumento no volume de oxigênio através do trabalho do diafragma, além do volume de expiração. Isso significa que há um aumento tanto da capacidade de inspirar quanto de expirar. Deste modo, todos os praticantes desta modalidade trabalham sua musculatura com maior aporte de oxigênio. Isso oferece muitos benefícios para o metabolismo das células, reduzindo as câimbras, além de aprimorar disfunções respiratórias, como asma e bronquite crônica; por exemplo.
Estabilidade da articulação
No Pilates, a força dos músculos que sustentam cada uma das nossas articulações promove a sua estabilidade. Isso significa que com este ganho, os movimentos das articulações não sofrerão mais compressões e desgastes.