Benefícios do Pilates para mulheres com endometriose
De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), a endometriose afeta cerca de 6 milhões de brasileiras, podendo se desenvolver em 10 % a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos).
Uma recomendação importante para as mulheres diagnosticadas com endometriose é adotar hábitos de vida saudáveis, entre eles a prática regular de atividade física, que ajuda o organismo a produzir dois neurotransmissores: serotonina e dopamina. A primeira traz sensação de bem-estar e ajuda a aliviar a ansiedade. A serotonina também ajuda a regular as vias sensoriais ligadas à dor e, pode, portanto, contribuir no controle deste sintoma. A dopamina, por sua vez, também fica mais disponível por meio dos exercícios e ajuda na sensação de prazer e bem-estar, assim como atua na memória, humor e concentração.
Você já viu aqui em nosso blog que o Pilates traz benefícios para diversos públicos e hoje é uma das atividades mais praticadas no país.
No caso de pacientes com endometriose, a prática regular do Pilates faz com que o corpo liberte endorfinas com efeito vasodilatador e analgésico afastando o estresse (que agrava os sintomas de endometriose).E, ainda, ajuda a reduzir os níveis de estrogênio (hormônio feminino que serve de combustível para o endométrio se desenvolver). Deste modo desacelera o crescimento do tecido “intruso”.
Os exercícios de Pilates fortalecem os músculos abdominais e pélvicos transversais mais profundos, dessa forma a prática ajuda a diminuir dores nas costas, alongando os músculos “apertados” tensionados nas costas que estão contribuindo para o aumento da sua dor.
Benefícios do Pilates para alunas com endometriose:
Alivia as dores musculares principalmente as causadas pelo desconforto pélvico e abdominal;
Ajuda a relaxar a musculatura da pelve;
Melhorar a mobilidade pélvica e a percepção corporal;
Proporciona controle muscular maior;
Aumento da força e flexibilidade
Melhora da postura, coordenação e consciência corporal;
Melhora do equilíbrio;
Reduz posturas antálgicas (postura adotada com o intuito de reduzir a dor);
Melhorar a resposta imunológica da mulher;
Para que as alunas com endometriose tenham bons resultados é importante realizar os exercícios de maneira consciente para que seja eficaz, pois exigem um nível mais profundo de concentração e centralização, obedecendo os princípios do método.
Siga a Action 360º no Instagram: SEGUIR
Saiba mais sobre Pilates: Clique Aqui