Tem se sentindo cansado para treinar ultimamente? O problema pode ser sua mente e não nos seus músculos.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Bangor, no País de Gales, mostrou como o cansaço mental prejudica o desempenho físico em humanos.
No estudo, os voluntários passaram 90 minutos jogando um jogo de computador muito simples, que exigia atenção constante e reações rápidas, ou assistindo a documentários. Em seguida, eles foram pedalar em uma bicicleta ergométrica até a exaustão com uma potência predeterminada.
O que eles perceberam é que o cansaço mental gerado fez com que a percepção de esforço fosse maior desde o momento em que começaram a pedalar.
Assim como você pode ficar fisicamente cansado após uma corrida de 16 quilômetros ou um treino de funcional, você pode ficar mentalmente fatigado após um longo dia de trabalho ou uma tarefa difícil que dura apenas alguns minutos.
Como identificar o cansaço mental
O cansaço mental nada mais é do que o momento em que sentimos o nosso cérebro sobrecarregado de informações e o nosso corpo começa a dar pequenos sinais físicos de que a nossa mente está cansada e precisa de uma pausa.
Este malefício produz uma série de sintomas como insônia, tristeza constante, nervosismo, desânimo, angústia sem motivo, gastrite, ansiedade, transtornos, fobias, perda de sono, dificuldade de memória, preocupações desnecessárias, perda de apetite, diminuição da libido, entre outros fatores.
Se você já sentiu ou sente alguns desses sintomas é hora de ficar atento, pois você pode estar sofrendo de cansaço mental que, quando não tratado, pode ocasionar inúmeros prejuízos para a sua saúde e qualidade de vida.
Vença o cansaço mental
Saiba tornar as coisas mais fáceis na sua cabeça e, com certeza, seu corpo terá o melhor desempenho.
Recupere-se antes do treino.
Às vezes – quando você tem reuniões consecutivas o dia todo, por exemplo – a fadiga mental é inevitável. Faça uma pausa de 20 a 30 minutos para que seu cérebro possa desligar e reiniciar.
Beba café