A coordenação motora é a capacidade que nosso corpo tem de utilizar cada um dos sistemas de nosso corpo (com destaque para o esquelético, o muscular e o sensorial) de realizar as tarefas do dia a dia.
Quer um exemplo simples? Só somos capazes de pegar uma caneta, digitar em um computador, ou pular corda, graças à atuação conjunta de nossos sistemas para que o corpo realize essas tarefas.
Durante a atividade física, a coordenação motora é fundamental, pois precisamos dessa atuação conjunta para repetir as séries de exercícios propostas pelo treinador. Mas, como sabemos, para algumas pessoas garantir que o sistema opere em total alinhamento não é fácil.
É comum nos depararmos com pessoas que alegam ser descoordenadas, pois tem dificuldades de acompanhar movimentos repetitivos e reproduzir as sequências ensinadas há pouco tempo. Para ajudar essas pessoas a melhorar sua coordenação motora, entra em cena o treinamento funcional.
O que é treinamento funcional?
Baseado nos movimentos básicos do ser humano, o treino funcional integra técnicas de todos os grupos musculares, estimulando assim a coordenação motora.
Quando praticados regularmente, eles ajudam a tornar a precisão da atividade física muito melhor, além de melhorar a eficiência dos movimentos, a agilidade e o equilíbrio, reduzindo assim a chance de que ocorram lesões.
Exercícios específicos para cada parte do corpo
Por trabalhar diversos grupos do corpo, o treinamento funcional é um grande aliado na melhora da coordenação motora, graças aos benefícios que traz ao corpo. Um deles é a possibilidade de que sejam adotadas práticas específicas, atingindo um determinado sistema ou grupo corporal.
Com um trabalho mais focado, você pode ir melhorando sua coordenação motora gradualmente, enquanto se adapta ao exercício e colhe os frutos dele, com perda de peso e melhora na autoestima, por exemplo.
Muitos tipos de exercícios, menos tédio
Outro benefício trazido pelo treinamento funcional para a coordenação motora é a diversidade de exercícios existentes nessa modalidade. Além de evitar o tédio de que você fique praticando sempre a mesma coisa, o treino funciona ajuda a melhorar a coordenação motora, pois cada exercício trabalha um determinado grupo diferente.
Percepção dos movimentos
Uma grande contribuição do treinamento funcional para a coordenação motora é ajudar quem pratica esse tipo de exercício a perceber seus movimentos. Essa percepção torna a coordenação muito melhor, afinal você também treina suas habilidades motoras, graças à estimulação de grupos determinados a cada série que pratica.
Postura correta
Algumas pessoas sofrem com má-postura, o que tem um efeito direto em sua coordenação motora. Por isso, ao aderir ao treino funcional, não só sua coordenação será melhorada como sua postura ficará correta.
Equilíbrio e força muscular
O treinamento funcional também é muito benéfico para a força muscular e para o equilíbrio. Melhorando esses dois pontos, você verá como sua coordenação motora evoluirá muito, afinal o equilíbrio é algo essencial para uma boa coordenação.