Quem pratica Pilates sabe da importância dos aparelhos e acessórios utilizados durante as aulas. Um dos principais acessórios do método, e que muita gente não dá a devida importância é a faixa elástica.
Bastante comum no Pilates, a faixa elástica pode ser utilizada em vários momentos da vida, uma vez que ela conta com uma infinidade de atividades que podem ser concretizadas com o seu auxílio.
Qual a função da faixa elástica no Pilates?
Acessório feito de látex, a faixa elástica se originou na Rússia, na década de 1950. Seu objetivo era o treinamento de atletas que estavam em período de reabilitação muscular e articular.
A sua funcionalidade dentro do Pilates é de ajudar nas atividades de resistência, podendo ser utilizada por alunos mais experientes quanto os novatos. Por se tratar de um acessório bastante comum, ela está disponível no mercado com fácil acesso, nos mais diversos tamanhos, em lojas de artigos esportivos. Ela também é conhecida pelos nomes de gomas elásticas, bandas elásticas e rubber-band.
Vale também ressaltar outra função do acessório, que é a tonificação e fortalecimento do corpo como um tudo, assegurando benefícios para o organismo.
O interessante destas faixas é que elas são classificadas por cores. Cada uma destas cores conta com uma função, trabalhando o corpo de forma distinta no Pilates, assegurando benefícios.
Quais são os benefícios da faixa elástica para os pilateiros?
Ao aliar os exercícios de Pilates com a utilização da faixa elástica, você estará contribuindo para uma série de benefícios ao corpo, tais como:
– Aumento da resistência;
– Aumento da força;
– Aumento da flexibilidade;
– Melhor alongamento do corpo;
– Aumento da massa muscular;
– Ajuda na reabilitação de lesões;
– Oferece suporte aos membros, deste modo, braços e pernas ficam apoiados sobre o acessório ao invés de suspensos no ar;
– Ajuda na realização de alguns exercícios de Pilates;
– Aprimora a saúde do corpo de modo geral;
– Pode ser usada em qualquer local.
Como você pode ver a prática do método Pilates com a ajuda da faixa elástica traz uma série de vantagens, inclusive na execução dos movimentos. O interessante é que trata-se de um acessório compacto, ou seja, pode ser levado para onde quiser.
Exercícios de Pilates que podem ser feitos com a faixa elástica
Quase todos os exercícios de Pilates podem ser realizados com o auxílio da faixa elástica. Separamos duas atividades que podem ser feitas em casa com ajuda do acessório. Confira!
Levantamento com rotação externa e expansão do ombro
Segure a faixa elástica com as duas mãos a frente do quadril e faça o levantamento do braço, ultrapassando por trás da cabeça, de modo que a faixa encoste no glúteo, tencionando o peitoral anterior. Na sequência, faça uma extensão do ombro.
W com Faixa Elástica
Com as duas mãos erguidas e cotovelo em extensão, segure a faixa elástica sobre a cabeça, fazendo a descida da mesma o máximo que puder por trás da cabeça, aproximando seus cotovelos na lateral do tronco. Depois, volte à posição inicial.