O chá verde é uma bebida feita a partir da planta Camellia sinensis, que também dá origem a outros tipos de chá como o preto, o branco e o oolong. O que os diferem é o processo de preparação de cada um deles, que garante distintas propriedades medicinais, de textura, aroma e sabor.

Carregado de antioxidantes, o chá verde proporciona benefícios para a função cerebral, perda de gordura e prevenção contra o câncer, entre outros.  

Benefícios

Melhora a saúde

Muitos dos compostos vegetais existentes nas folhas da Camellia sinensis ainda estão presentes no chá verde, conferindo significativa quantidade de polifenóis, substâncias que reduzem a infamação e o risco de câncer.

Cerca de 30% do peso do chá é composto por polifenóis, incluindo grandes quantidades de uma catequina chamada EGCG (Epigalocatequina Gallate), um antioxidante natural que ajuda a prevenir danos às células. 

Melhora a função cerebral

Seu principal ingrediente ativo é a cafeína, um estimulante. Entretanto, o chá verde não contém tanta cafeína quanto o café, o que confere uma melhor resposta do organismo, sem causar agitação e ansiedade.

O chá verde também contém L-teanina, um aminoácido que proporciona efeitos anti-ansiedade, aumenta os níveis de dopamina e a produção de ondas alfa no cérebro.

Queima gordura e melhora o desempenho físico

Estudos mostraram que o chá verde aumenta na queima de gordura e acelera o metabolismo de humanos.

Diminui o risco de câncer

O câncer é causado pelo crescimento descontrolado de células. O dano oxidativo contribui para o desenvolvimento de câncer; os antioxidantes, por outro lado, exercem um efeito protetor contra o câncer. E o chá verde é uma excelente fonte de antioxidantes.

Diminui o risco das doenças de Alzheimer e de Parkinson

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa crônica mais comum em humanos e lidera as causas de demência. O mal de Parkinson vem em segundo lugar, e está relacionado à morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro.

Alguns estudos mostraram que os compostos de catequina presentes no chá verde proporcionam efeitos protetores sobre os neurônios de animais, o que indica um potencial de redução do risco de desenvolvimento das doenças de Alzheimer e de Parkinson em humanos. 

Quando beber chá verde

O chá verde deve ser bebido fora das refeições porque reduz a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio. Quem não gosta do sabor amargo característico do chá verde pode adicionar folhas de hortelã ou bater o chá no liquidificador com frutas, como maçã ou morango.

Para ter todos os benefícios do chá verde, basta tomar 3 a 4 xícaras de chá verde por dia. Essa quantidade não deve ser ultrapassada, pois tomar grande quantidade de chá verde faz mal e pode causar insônia, aumentar a pressão e até provocar gastrite.