Coronavirus (CoV) – como se prevenir
Muito se tem falado sobre o coronavirus que chegou ao Brasil, mas não deve se tornar motivo para alarde.
O COVID-19 surgiu em Wuhan, uma cidade na China, em dezembro de 2019. Ainda que as autoridades de saúde ainda estejam procurando a fonte exata desse novo coronavírus, as primeiras hipóteses apontam que ele poderia estar associado a um mercado de frutos do mar em Wuhan, na China.
Foi constatado que algumas pessoas que visitaram o mercado desenvolveram pneumonia viral causada pelo novo coronavírus, porém ainda está em andamento investigações sobre como esse vírus se originou e se espalhou.
O que é?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que provocam doenças que variam do resfriado comum a doenças com mais gravidade.
Esse tipo de vírus é conhecido como zoonótico, ou seja, ele é transmitido entre animais e pessoas
O período de incubação do coronavírus estão surgindo nas pessoas por aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus.
Sintomas:
Os sintomas do COVID-19 abrange tosse, febre, falta de ar e em alguns casos mais raros, pode acarretar problemas respiratórios graves, insuficiência renal e até morte.
Caso você esteja tendo algum tipo de dificuldade respiratória como tosse ou falta de ar e também febre, procure uma unidade de atendimento de urgência ou pronto-socorro.
Diagnóstico:
Primeiramente o diagnóstico pode ser difícil de ser identificado com apenas com um exame físico, porque os casos leves do coronavírus podem parecer similares a uma gripe ou resfriado. Um teste de laboratório pode confirmar o diagnóstico.
Em segundo lugar para se proteger, algumas dicas para impedir a propagação da infecção incluem lavar as mãos regularmente, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas.
Outras dicas como permanecer em casa quando estiver doente, limpar e desinfetar superfícies e objetos que as pessoas tocam com frequência. Evitar também o contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros. E utilizar máscaras: veja aqui como confeccionar a sua!
Leia também a nossa matéria sobre como evitar as doenças de inverno: https://www.action360.com.br/doencas-de-inverno-como-evitar/