O autismo é um transtorno neuropsiquiátrico crônico e grave, o qual afeta a capacidade que uma pessoa tem em se comunicar de forma social, desenvolvendo comportamentos de repetição e muitas vezes restritivos.

A doença é identificada logo nos primeiros anos de vida, sendo que a convivência em ambientes coletivos é um dos maiores desafios para quem sofre desse transtorno, já que o autista tem dificuldade de se expressar, principalmente o seu sentimento e seu pensamento.

Além disso é muito comum que os autistas sofram de manias, posturas e rituais fazendo com que a dificuldade de relacionamento interpessoal se torne ainda mais difícil.

autismo

Vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre o autismo!

Carinho para um autista

Todas as pessoas gostam de um carinho e isso também é VERDADE para os autistas. O motivo que as pessoas têm de achar que eles não gostam de carinho é pelos simples fatos de que geralmente as pessoas não compreendem as condições de uma autista, já que o contato físico pode ser desconfortável e sufocante.

Apesar dessa característica a resposta física de “fugir” do contato não significa que ele não queira receber carinho. O importante é compreender que com paciência e insistência as barreiras podem ser vencidas, fazendo com que os autistas se sintam mais acolhidos e amados.

Autismo não é vinculado a criação da criança

Essa também é uma verdade. É um pensamento extremamente maldoso e de mal gosto de imaginar que uma criança se tornou autista por falta de amor familiar ou em um ambiente de violência.

O autismo é uma condição que acontece ao cérebro da criança durante a gestação e sem nenhuma relação com o mundo externo. Portanto, é um distúrbio como qualquer outro e pode acometer qualquer tipo familiar.

Autistas não conseguem desenvolver vínculos afetivos

Essa é um dos maiores mitos relacionados aos autistas. Da mesma forma que acontece com outras pessoas, os autistas também são capazes de gostar e desenvolver carinho por outras pessoas, o que acontece é que eles nem sempre conseguem demonstrar os seus sentimentos.

A dificuldade em ser carinhoso e expressivo com as pessoas acontece devido ao seu bloqueio comunicacional, ou seja, o afeto de um autista é mais tímido, bastante contido e silencioso. O autismo não é deixar de sentir sentimento, mas sim a forma de como ele é expresso.

Autistas precisam de um local especial para viver

Isto também é um mito e se deve ao fato de que muitas famílias acreditam que os autistas precisam ser matriculados em escolas especiais, ou até mesmo interna-los, acreditando que uma instituição especializada é a melhor forma de tratar o autismo.

Na realidade essas medidas não são necessárias, o que um autista precisa é de compreensão e afeto. É claro que médicos e terapeutas são essenciais no processo, mas está longe de ser a parte principal.

Todo autista apresenta um talento extraordinário

Outro mito bastante divulgado sobre o autismo. Isso se deve a expectativa que as pessoas têm para enxergar que o autismo pode ser um sinal de uma pessoa superdotada. A realidade é que nem todos os autistas são gênios, pródigos em matemática ou com memória eidética, mas somente 10% dos autistas é que conseguem apresentar algum talento extraordinário.