Está com o corpo dolorido e com dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia? Isso é resultado de um processo inflamatório nas fibras dos músculos. Existem diferentes tipos de dores musculares e conhecê-los é o primeiro passo para acabar com o problema. Afinal, alguns deles são simples e melhoram sozinhos, enquanto outros merecem uma atenção especial.
Pensando nisso, mostraremos a seguir as 3 causas mais comuns das dores musculares, as maneiras de tratá-las e o que você pode fazer para evitar que o incômodo evolua para algo mais grave. Ficou interessado? Então, continua a leitura!
1. Atividade física intensa
Quando você faz uma atividade física nova ou muda sua rotina de treinos, o corpo precisa se adaptar. Exercícios rompem as fibras musculares e o desconforto acontece quando elas estão se regenerando. Isso não significa que a atividade esteja prejudicando seu corpo. Esse processo é comum e até desejável, porque é ele que faz com seus músculos se desenvolvam e fiquem mais fortes.
Não se preocupe: as dores vão diminuir em alguns dias naturalmente. Fazer compressas geladas e massagem com gel relaxante são boas alternativas para ajudar na melhora. Boa alimentação e descanso também são fundamentais para a recuperação.
No entanto, nem toda dor pós-treino é normal. Se ela for muito intensa e concentrada em apenas em um local ou continuar forte por mais de 72 horas, pode indicar alguma lesão. Nesse caso, é importante procurar um médico para verificar se está tudo bem. Em qualquer atividade, conte sempre com o acompanhamento de profissionais preparados e que respeitem os limites do seu corpo, garantindo sua saúde e segurança.
2. Estresse e tensão
Se a rotina está muito estressante ou você anda apreensivo com alguma situação, seu corpo pode reagir com dores e inflamações. Isso acontece porque o sistema circulatório é prejudicado, reduzindo o oxigênio e os nutrientes que o sangue leva aos tecidos. O pescoço e as costas geralmente são as regiões mais afetadas.
Nesse caso, é importante tentar controlar o que está provocando o estresse. Sessões de massagem e acupuntura ajudam a aliviar a tensão nos músculos, enquanto algumas atividades como alongamento, pilates, ioga, caminhada e natação são boas alternativas para reduzir a inflamação muscular e trazer mais bem-estar.
3. Problemas de saúde
Entre os tipos de dores musculares mais frequentes, existem aqueles provocados por doenças — como a gripe, distúrbios hormonais, fibromialgia ou reação a medicamentos. Nessas situações, é ainda mais importante procurar acompanhamento médico para identificar as causas e tratamentos.
Assim, as dores musculares relacionadas à atividade física geralmente costumam ser mais simples e melhorar sozinhas. Já as dores provocadas pelo estresse e outros problemas de saúde são menos óbvias e precisam de mais investigação. Por isso, é importante conhecer os limites do seu corpo e sempre buscar acompanhamento profissional.
Agora que você já sabe quais são os 3 tipos de dores musculares mais comuns, continue com a visita em nosso blog e entenda por que o treinamento funcional ajuda na recuperação de lesões!