Ao realizar exercícios físicos, qual é o tempo de descanso que você costuma dar até a próxima prática? Um dia? Dois? Ou nenhum? Saiba que a recomendação é dar até 48 horas de repouso e esse descanso vale para qualquer esporte.
Há quem diga que o descanso é o alimento do atleta. É que é durante essa pausa que acontece a síntese proteica, ou melhor, “é onde tudo acontece”. Esse momento é responsável por criar adaptações necessárias para melhorar a sua performance, ou seja, para que sua fibra muscular se regenere completamente.
Os benefícios do repouso
Dentre os benefícios do descanso estão a recuperação muscular e o ganho muscular de massa magra.
Caso não haja um descanso adequado, é comum a pessoa se sentir muito cansada ou ter um rendimento muito menor do que teria normalmente. Em casos mais drásticos, pode ocorrer, inclusive, alguma lesão.
Como fazer o repouso?
O repouso deve ser sempre respeitado de 48 horas, mas podendo ser até 24 horas dependendo do grau de treinamento e do tipo de treino que a pessoa está acostumada a fazer.
Os treinos de hipertrofia, por exemplo, geralmente precisam até mais do que 48 horas se forem muito pesados.
Já para quem pratica musculação diariamente, por exemplo, é importante alternar os grupos musculares – não só perna com braço, mas também o tipo de treino que é realizado.