Todo mundo sabe que o Pilates é um exercício físico que trabalha principalmente a nossa postura, proporcionando flexibilidade e ganho de força.
Devido a sua alta popularidade e número de adeptas, profissionais desenvolveram o “Pilates funcional”. Este novo método combina o Pilates tradicional a outros exercícios físicos e técnicas, tais como a musculação e o RPG.
Apesar de ser relativamente recente, se comparado ao pilates tradicional, cada vez mais o pilates funcional vem ganhando mais força e adeptos do exercício. Isso porque além de trabalhar o condicionamento físico e a postura, ele também promove o emagrecimento.
É isso mesmo! Se você ficou interessada por está modalidade de Pilates Funcional, continue fazendo a leitura deste artigo e entenda como é o seu funcionamento de perda de peso.
Sobre o Pilates funcional
Para você entender melhor a diferença entre o Pilates tradicional e o funcional, vamos dar uma breve definição das duas modalidades:
O Pilates tradicional trabalha o condicionamento físico através da respiração e do bem-estar. Os movimentos e exercícios não proporcionam impactos nas articulações, o que significa que a sua intensidade é moderada e os seus movimentos são voltados a postura. Apesar dele também proporcionar o emagrecimento, este não é o foco da modalidade. Sendo assim, se o objetivo é emagrecer, a melhor opção é o Pilates funcional.
O Pilates funcional por sua vez possui o mesmo embasamento do condicionamento físico, porém ele é mais dinâmico e os seus movimentos são mais intensos, para que assim seja ocasionado o emagrecimento.
Esta modalidade trabalha todos os grupos musculares de forma simultânea e seus treinos são mais pesados. Sua técnica consiste em exercitar o corpo através de movimentos naturais, como agachar, puxar, correr, empurrar, pular, levantar e correr. Ele é bastante semelhante ao treinamento funcional, pois ambos trabalham com exercícios de alta intensidade e com movimentações naturais.
Pilates funcional e o emagrecimento
O principal benefício oferecido pelo Pilates funcional para o corpo é o emagrecimento, além da melhora da flexibilidade e movimentação do corpo.
Logo após os primeiros treinos, já é perceptível notar uma melhora no seu condicionamento, bem como na coordenação, equilíbrio, resistência e leveza.
É possível perder bastante peso com a prática do por conta da sua intensidade. Quanto mais esforço for feito por parte do praticante, mais o seu metabolismo irá trabalhar e acelerar, o que fará com que a queima de gordura ocorra de forma mais rápida.
O interessante é que ele pode ser realizado tanto por um atleta quanto por uma pessoa que não possui hábitos de se exercitar. Todavia, no caso de pessoas não acostumadas com exercícios físicos, é altamente recomendável que antes ela consulte um médico especialista para fazer uma avaliação do seu corpo e de suas respectivas necessidades e limitações. Afinal, o Pilates funcional e qualquer outra atividade física devem proporcionar apenas benefícios ao corpo.
É válido ressaltar que apesar do Pilates funcional focar na realização de movimentos naturais do corpo, também é permitido fazer uso de aparelhos e acessórios, tais como a bola suíça, por exemplo.