Quando retomar os exercícios no pós-parto?
A gestação provoca modificações fisiológicas e anatômicas na mulher. Após o nascimento, apesar de toda a atenção estar voltada para o bebê, a mulher também precisa retomar os cuidados com o próprio corpo.
A recuperação de um parto é bastante lenta. A mulher precisa aguardar a liberação médica para voltar a se exercitar. O período pode variar entre 15 e 90 dias após o parto.
A musculatura do períneo é muito exigida durante o parto, principalmente se foi normal. Para ajudar a tonificar essa região, reposicionar os órgãos e prevenir a incontinência urinária é preciso investir em exercícios para essa área.
Atividade ideal
Além dos exercícios para recuperar a musculatura abdominal e pélvica, os especialistas também recomendam as caminhadas, que podem ser realizadas por 30 minutos ao dia, três vezes por semana. Se a mulher já praticava exercícios antes da gravidez, pode optar por outras atividades como musculação de baixo impacto, alongamento, ioga e Pilates. Evite exercícios de alto impacto ou risco como jogos com bola, acrobacia e escalada, entre outros durante o puerpério. Procure sempre ingerir bastante líquido para evitar uma desidratação e não prejudicar a produção de leite para amamentar o bebê.