Em algum momento na vida você já passou por uma fase onde se sentia perdido, sem saber o rumo que iria tomar, o que iria fazer da vida. E esse momento te causou verdadeiros tremores, deixando-o nervoso, cabisbaixo, triste.

Por mais que a reposta esteja à frente, parece que há uma tapagem, um bloqueio que impede que você veja a saída, mesmo ela estando límpida para você. Mesmo com todas as dificuldades, nesses momentos de indecisão é que as pessoas são colocadas à prova, as remetendo a verdadeiras reflexões, a ensinamentos que não seriam possíveis se não estivessem passando por essa fase.

E, quando esses processos ocorrem, nessas horas a pessoa tem um conhecimento maior sobre ela, colhendo frutos positivos e construtivos. É importante que cada um tenha um tempo destinado para o crescimento individual, isso faz muito bem para a pessoa.

E, aproveitando o autoconhecimento, este texto listou alguns filmes que mostram como o autoconhecimento pode te ajudar a ser uma pessoa melhor.

Náufrago

Nesse clássico filme dos anos 2000, estrelado por Tom Hanks, a história de vida contada é a do Chuck Noland, personagem de Hanks, em que ele, grande executivo da FedEx, sofre um acidente de avião, tendo que fazer um pouco forçado numa ilha deserta. Com isso, o executivo precisou se transformar, física e emocionalmente, para poder conseguir sobreviver em meio à solidão da ilha e aos desafios que encontrava pela frente.

No meio disso tudo, estava ele, sozinho, tendo que lidar com ele mesmo. Uma importante e grande aula de autoconhecimento. As pessoas são mais fortes do que elas imaginam que são.

Lion – Uma jornada para casa

Quando tinha apenas 5 anos de idade, o indiano Saroo, vivido por Dev Patel, se perde do seu irmão numa estação de trem de Calcutá, e, com isso, passa por grandes desafios, no intuito de conseguir sobreviver sozinho aos acontecimentos que o cercam. Isso até que ele ser adotado por uma família australiana.

Mesmo com todos os cuidados que a família tem com ele, não se contenta e não consegue aceitar o fato que ocorreu há 17 anos e, aos 25, parte para uma jornada onde decide reencontrar a sua família biológica.

Sete anos no Tibet

O filme conta a vida do alpinista austríaco Heinrich Harrer, estrelado por Brad Pitt. Tudo começa quando ele deseja desafiar o impossível: escalar o Nanga Parbat, considerado o nono pico mais alto do mundo.

Com uma visão errada sobre o mundo, o egocêntrico alpinista viajou meio mundo, deixando um casamento em crise e a sua esposa grávida, para conseguir apenas a glória pessoal. Além de não conseguir o feito, quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, ele foi considerado inimigo, pois estava em domínio inglês. Feito prisioneiro de guerra, após diversas tentativas, conseguiu fugir, junto com outro alpinista, e ficaram sendo os únicos estrangeiros na cidade sagrada de Lhasa, no Tibet. Vivendo lá, a vida de Heinrich revê uma mudança radical, onde aprendeu a ser uma pessoa mais generosa e acabou se tornando o confidente do Dalai Lama.