Kefir
Você já ouviu falar em kefir? É um produto que dá para fazer em casa, faz bem à saúde e é bem simples de usar.
O kefir é um conjunto de bactérias probióticas parecidas com grãos, que tem como finalidade melhorar o funcionamento do intestino, aumentar nossa resistência contra infecções e melhorar o sistema de defesa do organismo.
Tipos de kefir
O kefir de leite é o mais tradicional. A fermentação ocorre quando os micro-organismos se alimentam dos açúcares do leite animal. Ele não deve ser usado por intolerantes e alérgicos, que podem optar pelo kefir de água.
Esse apresenta os mesmos benefícios do feito a partir do leite, mas não oferece problemas para os intolerantes e alérgicos. Essa variação se alimenta de glicose e, por isso, é necessário adicionar o açúcar na água para ele fermentar.
O kefir de água pode também ser feito com leite de coco no lugar do açúcar. Assim, ele se alimenta das gorduras e fica bem gostoso.
É possível consumir o kefir pura, mas existem pessoas que não gostam muito do sabor natural dele e inovam em outras receitas ou no preparo de sucos, vitaminas e smoothies.
Benefícios do kefir
Equilibra a flora intestinal
As leveduras, bactérias do bem e lactobacilos presentes no kefir auxiliam no combate de crises de colite, além de outras patologias relacionadas ao cólon.
Fortalece o sistema imunológico
O kefir ajuda o sistema imunológico quando está em desequilíbrio e, por isso, mais suscetível a doenças oportunistas como alergias e candidíase.
Reduz problemas estomacais
Ele ajuda a reduzir o excesso de acidez estomacal e pode trazer benefícios para as pessoas com problemas como gastrite, úlcera, refluxo, entre outros
Auxilia em problemas hepáticos
O ingrediente tem um importante papel no controle da produção da bílis no fígado. Ele também pode auxiliar os indivíduos com casos de hepatite.
Favorece o emagrecimento
Ajuda no processo de digestão e facilita a metabolização de gordura. É um produto rico em proteína e baixo teor calórico.
Uma dica importante é começar a consumir o kefir em pequenas quantidades para que o corpo tenha o tempo adequado para se adaptar a ele sem apresentar reações adversas. Você pode começar com 100 ml por dia e ir aumentando aos poucos. Lembre-se sempre de prestar atenção aos sinais do seu corpo.
Para quem já tem algum problema intestinal, o mais indicado é procurar um médico antes de começar a consumi-lo, pois os probióticos podem interagir com a sua flora intestinal natural.
Veja também: Como aliviar dores no joelho