Hoje em dia, a preocupação das pessoas quanto à sua alimentação é cada vez maior e isso faz com que elas saiam à procura de alimentos que são ricos em nutrientes, a ponto de deixarem a sua alimentação saudável.
Ser saudável nos dias atuais não significa apenas ir à academia e fazer os exercícios físicos. A preocupação com a alimentação é tão importante quanto às atividades físicas. Por isso que muita gente está aliando atividades físicas com uma alimentação saudável, procurando alimentos que podem contribuir com maiores benefícios para o seu organismo.
Cada um sabe o que é melhor para si e, com isso, tem a plena consciência do que é melhor para ser ingerido e em quais quantidades. Quando ela escolhe o alimento que irá ingerir, a pessoa já tem a ciência de que tipo de benefício este alimento trará para o seu corpo.
Seja qual for a finalidade do alimento, cada um tem uma série de benefícios para o seu organismo, restando saber apenas o tipo de alimento para escolher.
Acontece que, nos mercados, alguns alimentos estão sendo denominados de superalimentos, justamente porque são considerados extremamente nutritivos, onde suas substâncias proporcionam uma melhor qualidade de vida e ainda auxiliam o corpo na prevenção de doenças.
São alimentos ricos em fibras, proteínas, minerais e vitaminas, além de possuírem ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento.
Os superalimentos possuem as seguintes qualidades:
- São alimentos certificados, totalmente biológicos;
- Não são modificados geneticamente, não sofrendo com pesticidas e fertilizantes;
- Não possui aditivos, como corantes, conservantes ou aromas;
- São triturados a frio ou liofilizados para que possam preservar todos os seus nutrientes, como vitaminas, enzimas e outras substâncias.
Quais são os benefícios dos superalimentos?
Existem alguns alimentos que já eram utilizados na cozinha pelas pessoas que não sabiam que eles eram considerados superalimentos, mas já tinham o conhecimento de que eram alimentos ricos em nutrientes.
É importante para qualquer pessoa ter na sua lista de compras os superalimentos, pois eles são capazes de ajudar o seu organismo em muitas coisas.
Para que você possa entender melhor e conhecer os superalimentos, abaixo seguem alguns para começarem a constar na sua lista:
Açaí – é importantíssimo para o coração. Também ajuda a diminuir os índices do mau colesterol. Seu consumo deve ser puro, sem conter açúcar, granola, farinha ou qualquer outra fruta.
Aveia – é importante no controle do mau colesterol e controle do peso, graças à presença de fibras solúveis e insolúveis, causa uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais tempo a sentir fome.
Azeite de oliva – seu consumo combate o mal de Alzheimer e a confusão mental. Ele também evita que a gordura se acumule, provocando doenças cardiovasculares e diabetes. Também combate a osteoporose e as inflamações.
Cacau – além de saudável, evita o envelhecimento da célula.
Inhame – rico em proteínas, potássio e fósforo, carboidratos e fibras. É importante no combate à artrite, osteoporose e cálculos renais.
Salmão – rico em ômega 3, é importante para o coração e o bom humor, além de combater a depressão. Os alimentos que contêm ômega 3 protegem o organismo de doenças degenerativas, como o Alzheimer e combate o câncer.