Todos os dias surgem novas modalidades atividades físicas no mundo dos exercícios. Mas, ao mesmo tempo em que surgem, acabam desaparecendo em pouco tempo. Esse não é o caso do Pilates que já se tornou um fenômeno na história do fitness, que foi criado por volta de 1914, mas só se popularizou nos anos 90.
Benefícios do Pilates
Procurar o Pilates como prática de atividade física se deve a várias razões, tais como esculpir o corpo, prevenir doenças ou até mesmo recuperar problemas com lesões e dores. Mas, o seu principal benefício físico é tornar o corpo mais flexível, forte e resistente. Já na saúde mental, ele colabora para melhorar a memória, a concentração e até mesmo o controle das emoções, trabalhando a respiração.
Atividade personalizada
Se você gosta de curtir a vida em ótimos passeios e bons restaurantes, mas trabalha muito e tem um tempo, mesmo que pouco ou apertado, para focar na sua qualidade de vida com atividade física, o Pilates é a modalidade certa para você.
Conheça abaixo seus benefícios e como ele pode levar a você ao mesmo tempo exercício e lazer e ainda ajudá-lo a conciliar com o trabalho:
Trabalha com os músculos do seu centro de força, que dão a estabilidade do seu corpo e a sustentação da sua coluna.
Todo o movimento do Pilates começa pelo centro de força e se expande para os outros membros
- Aumento da flexibilidade
- Melhora da coordenação motora
- Mais equilíbrio
- Aumenta da força muscular
- Melhora a mobilidade das articulações
- Previne lesões
- Melhora a postura
Duas formas de se exercitar
Muita gente não sabe, mas tanto a modalidade de Mat Pilates, quanto a Pilates Studio foi criada por Joseph Pilates. A Mat Pilates é feita no solo, com a resistência do próprio corpo do aluno nos exercícios físicos. Já o Pilates Estúdio é realizado em aparelhos com estruturas de madeira e molas, trabalhando diversos graus de resistência muscular, levando mais estabilidade da coluna nos movimentos.
Princípios do Pilates
O Pilates contam com seis princípios básicos e fundamentais, que são trabalhados ao longo dos exercícios. Conheça eles:
1. Respiração – deve se coordenar junto com o exercício, expirando na hora de fazer o esforço junto com a musculatura do abdômen, os músculos da coluna e o assoalho pélvico. Isso fará com que você tenha uma melhor sustentação da sua região pélvica e lombar, relaxando a musculatura do pescoço e dos ombros, reduzindo a tensão.
2. Centralidade – fortalece os músculos do centro de força tanto pela respiração, quanto pelos movimentos.
3. Concentração – ter uma consciência corporal é muito importante nesse momento. Você deve pensar nos músculos para acioná-los, estimulando o sistema nervoso a encaminhar mais impulsos para a região.
4. Controle – o padrão de movimentos deve ser suave, mas controlados pela mente.
5. Precisão – fazer de forma eficaz, controlada e no ângulo os movimentos.
6. Fluidez – deve-se manter a continuidade e o ritmo.
Ajuda no emagrecimento
Depois de iniciar a prática do Pilates o aluno percebe mudanças em seu organismo como menos dores, alinhamento da postura, aumento da autoestima e da força, além da colaboração para o emagrecimento.
Trabalhando os músculos consegue-se ganhar massa magra, que potencializa o consumo de calorias consumidas pelo corpo, que gasta mais energia para se manter em funcionamento.
Animou para começar a praticar?