Verdade seja dita. O pilates é uma das modalidades de atividade física preferidas da mulherada.
Além de promover o relaxamento e o fortalecimento do corpo, a atividade também é muito requisitada por conta do seu poder de secar a barriga e manter o abdome definido. Existem algumas séries do exercício de pilates desenvolvido especialmente para trabalhar na região da barriga, deixando aquele “efeito trincado”.
Para realizá-lo, você irá precisar de um par de toning balls (que são aquelas pequenas bolinhas que cabem na palma da nossa mão) e de uma fitball, que tem como finalidade elevar a instabilidade, dificultando a movimentação.
Os exercícios têm como foco trabalhar os músculos que atuam como centro de força do nosso corpo: Abdome, quadris e a região abaixo das costas. Esta sequência garante não só o abdome definido, como também uma melhor postura.
Antes de dar início ao pilates, você deverá reservar entre cinco a dez minutos desta série para fazer o aquecimento do corpo, realizando as tradicionais abdominais, rotações de quadris e ombros, além da elevação pélvica.
Qual a duração da sequência de pilates?
A aula, dura em média o período de 30 a 45 minutos. Ela poderá variar, dependo muito do ritmo no qual você executa os movimentos dos exercícios.
Sendo assim, é preciso ter a seguinte questão em mente: Mantenha sempre a precisão e o controle dos movimentos. Sem estes dois essenciais pilares, os métodos dos exercícios não irão funcionar.
E para as iniciantes do pilates, eis uma dica: Comece treinando os exercícios apenas duas vezes por semana. Somente após a segunda semana de aula você já poderá treinar por três vezes semanais.
1. Exercício: Rolando com a bola
Sente-se com a coluna arredondada, de modo que seus pés fiquem fora do chão e as mãos no joelho. Posicionada, você deverá rolar o corpo para trás, até tocar seus ombros no solo.
Volte firmando a força no abdome, mantendo a coluna em C, sem encostar os pés no chão.
Este exercício exige dez repetições.
2. Exercício: Tesoura
Deite-se com os ombros para fora do chão, com os braços ao lado do corpo sem tocar o solo, perna esquerda desdobrada com proximidade ao chão e a perna direita para o alto.
Agora, dê dois pulsos eliminando o ar. Em seguida, inspire e mude a posição das pernas.
Esta atividade necessidade de oito repetições com cada perna levantada para o alto.
3. Exercício: Flexão lateral
Sente-se, deixando a perna esquerda dobrada para o lado e a perna direita para a frente, com o pé posicionado atrás do esquerdo.
Sua mão direita deve ficar no chão, enquanto que o braço esquerdo esticado no lado. Inspire e suba os quadris, estendendo as duas pernas. Mova o braço esquerdo acima da cabeça.
Solte o ar e retorne à posição anterior. Para cada lado, deve-se fazer seis repetições.
4. Exercício: Oblíquos
Deite-se com as pernas dobradas em 90 graus e mãos sob a cabeça, com uma das toning ball presas na parte interior de cada cotovelo.
Inspire e estique a perna esquerda, flexionando a direita e girando o tronco para encostar o cotovelo esquerdo no joelho direito. Na sequência, expire, mova o tronco para o lado esquerdo e mude a posição das pernas.
Para cada lado, realize dez repetições.