Os carboidratos são açúcares essenciais para o funcionamento do corpo. Eles geralmente são usados ou armazenados pelo corpo humano. Eles se dividem em dois grupos: complexos (amido, celulose…) ou simples (glicose, sacarose, frutose…).
Ambos são necessários, desde que seja encontrado um bom equilíbrio no consumo, pois caso contrário o que acontece é um ganho de peso rápido.
Para quais são os carboidratos?
Geralmente conhecidos como “açúcares”, eles são a base para o bom funcionamento do corpo humano. Os músculos, os intestinos e especialmente o cérebro, os absorvem e se beneficiam de seu consumo.
Eles também são parte do DNA dos seres humano e, portanto, são essenciais para a sobrevivência, uma vez que eles devem cobrir entre 40 e 45% das necessidades energéticas.
O que acontece com o consumo exagerado?
É essencial consumir todos os dias, mas com moderação para evitar o excesso de armazenamento no corpo e, portanto, engordar.
Se os órgãos do corpo absorvem o necessário para o funcionamento o que sobra é guardado e sim, vira a famosa gordurinha.
O que não é exagero?
O requerimento de carboidratos por dia é equivalente a 4 gramas por quilograma do seu peso, por dia.
Simplificando, como parte de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, a ingestão de carboidratos deve ser de 45% do que se come diariamente.
Quais são as fontes de carboidratos?
Os carboidratos estão quase em toda parte. Para não ganhar peso, precisa deve ter cuidado e diminuir o consumo de produtos que contenham farinha refinada (pão branco, massa branca, açúcar branco, etc.),
Sucos de frutas (por frutose) e refrigerantes, frutas secas, leite, mas também arroz, milho, batatas, em suma, em alimentos contendo amido.
Em contraste, frutas e vegetais também contêm carboidratos, mas sendo feitos de fibra, eles diminuem sua digestão no corpo e, dessa forma, o armazenamento.
Como parte de uma dieta saudável prefira o consumo de frutas e vegetais.
Quais alternativas?
É possível comer macarrão e arroz todos os dias para aqueles que não podem ficar sem eles. No entanto, alimentos feitos de farinha de grãos integrais é muito melhor para você, porque eles contêm menos calorias e menos carboidratos.
Se o arroz é a base da sua dieta, lembre-se de lavar bem antes de cozinhar (até que a água seja translúcida). Assim, você remove uma boa parte do amido que fica na água e pode ser usado para outros usos ecológicos ou cosméticos, por exemplo.
Consumir cereais como a quinoa, pode ser uma ótima alternativa, porque eles são ricos em fibras.
Para concluir, o consumo de carboidratos é essencial para o corpo humano e para a saúde. Mas em excesso, eles não fazem bem. Tudo é uma questão de encontrar o equilíbrio alimentar ideal e ter cuidado para não consumir demasiados açúcares, além de buscar sempre uma alimentação mais natural.