A pressão alta é uma doença que atinge uma grande quantidade de pessoas. Ela acontece quando o sangue flui pelas veias e artérias com uma pressão mais elevada do que o normal.

O sangue que bombeia o coração exerce uma força maior do que o normal, contra as paredes das artérias e, quando há a necessidade dessa força ser maior, as artérias vão oferecer resistência, pois não está habituada a tal situação. Quando isso ocorre, denomina-se hipertensão arterial, ou pressão alta, no dito popular.

Ela se caracteriza quando a aferição da pressão passa do popularmente chamado, 14 por 9, que significa 140 x 90 mmHg. Ela é medida em milímetros de mercúrio.

Infelizmente, é uma doença que não tem cura, apenas pode ser mantida sobre controle, com uso de medicamentos. Uma alimentação saudável, balanceada, também ajuda a controlar a doença, assim como atividades físicas.

É preciso ter cuidado com essa doença, pois, em muitos casos, ela não apresenta sintomas, sendo necessário estar sempre diagnosticando, indo ao médico, fazendo as aferições caso sinta alguma dor na nuca ou tontura.

Hoje em dia, é comum verificar que muitos adolescentes estão sofrendo, quanto mais o tempo passa, mais cedo vão sendo diagnosticados com essa doença, ficando escravos de remédios para controlá-la.

A pressão alta pode ter sua origem na hereditariedade. Mais de 90% das pessoas que têm hipertensão, é porque foram herdadas dos pais. Existem ainda fatores que podem influenciar os números da pressão. São eles:

Obesidade – quanto maior for o seu peso, maior será a quantidade de sangue necessária para levar o oxigênio e os nutrientes para os tecidos.

Sedentarismo – a falta de exercício físico pode ocasionar o aumento de pressão, pois a pessoa sem praticar exercícios pode elevar o seu peso, fator que faz com que a pressão arterial se eleve.

Portanto, é preciso ter cuidado, ainda mais quando se é jovem, pois os fatores para adquirir essa doença só aumentam com o passar do tempo.

 

O que fazer para controlar a pressão alta?

Existem algumas recomendações simples que ajudam a controlar a pressão. São elas:

  • Evitar alimentos que contem muito sódio;
  • Evitar alimentos com gorduras trans e gorduras ômega 6 – essas gorduras aumentam a inflamação, elevando a pressão arterial;
  • Evitar o consumo de açúcar – é preciso evitar o consumo do açúcar. Alguns estudos já mostram que ele é até mais prejudicial a saúde do que o sal;
  • Praticar atividades físicas – praticar alguma atividade física ajuda a manter o seu peso saudável, reduzindo a sua pressão. É indicado para os pacientes com pressão arterial alta, pelo menos, vinte minutos de atividades físicas;
  • Reduzir o nível de estresse – procure, diariamente, praticar atividades de relaxamento, como respiração e meditação. Essas atividades ajudam a relaxar e reduzir a pressão do sangue.

Está certo que um adolescente não tem os estresses que os adultos sofrem, mas ainda assim, alguns têm certas preocupações que não trazem benefícios ao corpo. É preciso deixar o corpo e a mente relaxados.