A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura no corpo, o que pode promover um grande risco à saúde. Esse excesso de peso pode causar diversas doenças crônicas como a pressão alta, diabetes do tipo 2, apneia do sono, gordura no fígado, alterações nos lipídeos sanguíneos, colesterol e triglicerídeos altos, o que aumenta e muito as chances da pessoa sofrer infarto e acidente vascular cerebral.
A obesidade também faz com que a pessoa fique pré-dispostas a contrair vários tipos de cânceres, principalmente os de mama, cólon endométrio e próstata. Nas mulheres, a obesidade também interfere na fertilidade, pois está ligada direta à síndrome dos óvulos policísticos.
Se acontecer no período em que a mulher estiver grávida, aumenta o risco dela sofrer um risco de abortamento precoce, além de complicações como diabetes gestacional e eclampsia.
Como saber se a pessoa está obesa?
A forma mais comum de verificar se a pessoa sofre de obesidade é medir o seu índice de massa corporal, o famoso IMC, que pode calcular a porcentagem de gordura corporal e os riscos de doenças relacionadas ao excesso de peso.
O Índice de Massa Corporal é calculado a partir da altura e do peso da pessoa, aplicados na seguinte fórmula: IMC = Peso/Altura2.
Além disso, existem outras possibilidades para verificar a massa de gordura no corpo e a sua distribuição. Para isso, utiliza-se:
- Medição da gordura localizada nos depósitos debaixo da pele;
- Exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculos, ossos e gorduras do corpo.
- Avaliando a espessura do tecido adiposo nas dobras, e também nos tecidos mais profundos nas diferentes regiões corporais, como o abdômen;
- Identificando o depósito de gordura no abdômen e o risco de desenvolvimento de obesidade abdominal;
- Medindo a relação entra a circunferência abdominal e a do quadril.
Quais são os primeiros sintomas de obesidade?
É importante ficar atento aos sinais que o corpo dá, principalmente para aquelas pessoas que estão um pouco acima do peso. Um pulo para a obesidade é muito rápido.
Por isso, é importante ficar vigiando e estar sempre atento quanto aos sinais dados pelo corpo.
Os primeiros sintomas apresentados por quem sofrem de obesidade são:
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Vontade incontrolada de comer;
- Cansaço e desânimo;
- Vida social reprimida;
- Autoestima baixa;
- Dores no corpo;
- Roncos noturnos e apneia do sono;
- Dificuldades para fazer esforço.
O que pode causar a obesidade?
A obesidade pode ocorrer em qualquer faixa etária. Um estudo mostra que03 cada vez mais no Brasil, as pessoas estão se complicando em relação ao seu peso, engordando de forma rápida e perigosa.
Tudo isso por causa do excesso de consumo de alimentos calóricos, como pão, massas, doces, fast food e comidas congeladas.
Além disso, a obesidade pode ser causada pelos seguintes fatores:
- Genética;
- Hormonal;
- Sedentarismo;
- Medicamentos;
- Estresse físico e emocional;
- Puberdade, gravidez e menopausa;
- Transtornos psicológicos.