Você já percebeu ou até mesmo se queixou se o seu corpo anda meio “duro”. Seu corpo não é tão flexível, você tem certas dificuldades ao executar alguns movimentos? Se a sua resposta é sim, nós temos uma solução para você: O Pilates.
Existente desde a década de 1920, o Pilates é uma técnica de movimentos onde o principal foco é o fortalecimento e concentração do corpo. O método que traz o nome de seu criador, Joseph Pilates, é capaz de tratar problemas na coluna vertebral, além de prevenir o surgimento de novas lesões.
É um método altamente recomendado para pessoas que sofrem de problemas de flexibilidade e mobilidade. Mude sua vida em 2018 e adote a prática do Pilates em sua vida.
Pilates é sinônimo de qualidade de vida
O Pilates é um programa de atividades físicas que tem como foco a musculatura essencial para a postura, os quais auxiliam na manutenção do corpo bem equilibrado, e são essenciais para a sustentação da espinha.
Os exercícios da técnica ensinam também a consciência da respiração, a saúde mental e a tonificação dos músculos dorsais profundos, ajudando no alívio de dores nas costas. O método também conta com uma grande variedade de exercícios e movimentos. No total, são mais de 500 atividades específicas.
O programa é recomendado para ambos os sexos e para pessoas de todas as faixas etárias, desde adolescentes a pessoas idosas. O interessante é que as aulas são adaptadas, ou seja, o professor de Pilates adapta as aulas de acordo com as necessidades e limitações do aluno. Ele também pode ser praticado por pessoas que desejam perder peso e entrar em forma.
Benefícios do Pilates para a saúde física e mental
– Aumento da flexibilidade;
– Aumento da resistência corporal;
– Correção de problemas com a postura;
– Aumento da concentração;
– Fortalecimento dos músculos;
– Aprimoramento da coordenação motora;
– Reduz os atritos nas articulações;
– Combate as dores musculares;
– Previne contra o risco de osteoporose;
– Promove o relaxamento e a sensação de bem-estar;
– Combate as toxinas presentes no organismo;
– Ajuda na melhora da respiração;
– Promove o equilíbrio de todas as funcionalidades do corpo.
Quais os públicos mais beneficiados pelo Pilates
Embora o método possa ser realizado por qualquer pessoa, existem alguns grupos de pacientes que são mais beneficiados com os exercícios. As mulheres grávidas, por exemplo. O Pilates é altamente recomendado para gestantes, pois facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.
Além das futuras mamães, quem mais se beneficia dos resultados da técnica são: Idosos, corredores, atletas, pessoas que sofrem de hipertensão, idosos portadores do Mal de Parkinson e pessoas que desejam emagrecer.
Os exercícios realizados durante a aula de Pilates proporcionam um alongamento e tonificação que podem parecer simplórias, mas agem no corpo tanto de forma integrada quanto individualizada.