Queridinhos das pessoas que desejam conquistar um corpo malhado e com músculos bem definidos, os termogênicos são uma verdadeira febre nas academias, já que ajudam a acelerar a queima de gordura e o desenvolvimento da massa magra.
Para aproveitar esse benefício, muitas pessoas correm para lojas especializadas para adquirir esses produtos, sem saber exatamente quais os efeitos desse tipo de suplementação, afinal os mitos são muitos. Um deles é sobre o risco ou não que possam trazer à saúde.
Quem toma suplementos pode ficar doente? Eles fazem mais bem ou mal? Para ajudar a responder a essas perguntas, elaboramos um texto com tudo o que você saber sobre os termogênicos e escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.
O que são os termogênicos?
Os termogênicos são suplementos que transformam as calorias originárias da gordura corporal e da alimentação, fornecendo energia ao corpo, já que mantém o metabolismo acelerado, queimando calorias ao longo do dia.
Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que os termogênicos não ajudem apenas na perda de peso. Eles beneficiam o funcionamento o organismo, tornando o emagrecimento mais eficaz.
Benefícios dos termogênicos
Além de ajudar a queimar gordura, os termogênicos trazem inúmeros benefícios ao corpo, como por exemplo a redução do apetite (as proteínas contidas no produto aumentam a sensação de saciedade), melhor funcionamento do metabolismo (não só as calorias são queimadas mais rapidamente, como as vitaminas e minerais consumidos são absorvidos mais facilmente), mais energia, melhor performance durante os treinos e um dos benefícios mais procurado por quem vai para a academia: a definição da massa muscular.
Prejuízos à saúde
Assim como todos os produtos que consumimos, os suplementos termogênicos podem trazer alguns riscos à saúde, sobretudo quando ingeridos ou excesso ou utilizados de forma errada.
Nesses casos, os termogênicos podem facilitar o aparecimento dos seguintes sintomas: insônia, falta de concentração, dor de cabeça, agitação, enjoo, ansiedade, tonturas e vertigens, aumento da pressão arterial, confusão mental, arritmia cardíaca e, em casos graves, risco de AVC.
Afinal, os termogênicos fazem bem ou mal à saúde?
Ao contrário do que algumas pessoas possam acreditar, o consumo consciente dos termogênicos podem fazer muito bem à saúde, já que ajuda a perder peso e dá mais energia para os treinos, além de deixar o metabolismo funcionando muito bem.
Mas, antes de consumir o produto por conta própria, é importante conversar com profissionais de atividade física, para descobrir qual a quantidade certa para o seu biótipo e qual a periodicidade do uso recomendado.
Além disso, é importante ficar atento às contraindicações de uso dos termogênicos, já que algumas pessoas podem ter sérios problemas de saúde com eles.
Por exemplo, não podem utilizar termogênicos em qualquer quantidade as pessoas que estejam passando por algum tipo de enfermidade, gestantes, crianças, aqueles que sofrem de hipo ou hipertireoidismo, quem foi diagnosticado com problemas cardíacos, tenha sofrido derrame cerebral, for diabético ou sofrer de insônia.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os termogênicos, pode decidir se usa esses produtos ou não.