Treinos funcionais

Nos últimos anos, o Treinamento Funcional vem se popularizando em todas as academias brasileiras. O motivo está relacionado a suas diversas funcionalidades, que vão desde o emagrecimento a melhora da flexibilidade.

Tendência nas academias, o Treino Funcional vem sendo realizado também ao ar livre, como em praias, parques e praças.  Trata-se de uma modalidade dinâmica e bastante divertida, longe de ser tediosa. Além do mais, o exercício conta como uma série de circuitos.

Não sabe diferenciar quais são eles? Neste artigo nós trazemos os diferentes tipos de circuitos do Treino Funcional. Conheça-os e se você ainda não pratica nenhum estilo, analise qual o melhor e comece agora mesmo. Confira!

Tipos de circuito do Treino Funcional

  1. Peso do corpo: Boa parte dos exercícios funcionais que fazem uso apenas a força do corpo, conta com uma preparação física prévia, como por exemplo, o apoio sobre o solo. Este tipo de circuito é recomendado às pessoas que já estão habituadas a outra modalidade do Treino Funcional.

Os exercícios feitos pelo peso do corpo, além de contarem como uma série de movimentos naturais, contam com a praticidade. No entanto, requerem um maior controle do corpo, que será obtido junto com a elevação da flexibilidade.

  1. Total-body Resistance Exercise (TRX): Conhecido aqui no Brasil como Exercício de Resistência do Corpo Inteiro, o TRX é Treino Suspenso. Neste estilo de treino, o aparelho pode ser preso em qualquer baldrame fixo. Seu peso é em torno de um quilo e o material é desenvolvido com tiras de nylon juntas a um gancho.

O aparelho utilizado no TRX faz uso da força do próprio corpo para a concretização dos movimentos. Trata-se de um treino suspenso que opera o equilíbrio, flexibilidade, força, postura e coordenação.

Outros benefícios proporcionados pelo Treinos funcionais estão na capacidade cardiorrespiratória e nos músculos do core.

  1. Jump: O circuito de Jump tem como principal característica a movimentação aeróbica realizada em uma pequena cama elástica, popularmente conhecida no Brasil como “mini trampolim”. Nesta cama elástica, os alunos saltam fazendo uma série de movimentos e variações.

As aulas de Jump possuem um alto gasto calórico, ou seja, ele é recomendado principalmente para as pessoas que desejam perder peso. Os benefícios proporcionados por este estilo de treino funcional são: O fortalecimento da musculatura, aprimoramento da coordenação motora e do equilíbrio, e a prevenção da osteoporose.

  1. Kettlebell: O kettbell nada mais é do que uma bola de ferro com um tamanho aproximado a 20 cm de diâmetro e uma alça. É com esta bola que o aluno irá realizar uma série de movimentos funcionais.

A carga do kettbell é bastante variante, podendo ser de quatro a 40 quilos, além de também ser bastante utilizada nas modalidades de Cross Fit e Musculação. O circuito pode ser manejado para aumentos dos níveis de resistência aeróbica e força, aumento muscular, melhora do funcionamento e perda de peso.

 

Action

Action no youtube