Vantagens da franquia Action

Atualmente a busca por um estilo de vida mais saudável é latente no brasileiro. Muitos segmentos vêm crescendo para tender esta demanda e uma delas é o setor de academias. O Brasil detém o posto de segundo maior mercado de academias do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), o país possui mais de 33 mil academias, o que significa que em número de estabelecimentos do tipo, só perdemos para os Estados Unidos. Diante do representativo número, é possível entender por que as franquias de academia podem ser uma ótima opção para investimentos a médio e longo prazos.

Pensando neste setor e em busca de aumentar ainda mais a participação da rede no Brasil todo, o grupo Action 360º lança no mercado um novo modelo de franquia mais enxuto e mais acessível para incentivar o mercado de franchising e de academias do país.

Segundo Marccelo Tucio, CEO da Action, este é um mercado que mais cresce. “Trabalhamos com um segmento nichado com pilates, treinamento funcional e eletroestimulação, com atendimento personalizado de até 3 alunos por aula, então este é um setor que tem muito a crescer já que cada vez mais o brasileiro busca por algo mais personalizado”, comenta. Atualmente, a Action possui 19 unidades.

 

Novo modelo de negócio
Com o objetivo de expandir a marca para todo o país, Marccelo, que se especializou em gestão de negócios em academias, desenvolveu um novo modelo de negócios.

Neste modelo, o franqueado não precisa pagar taxas de royalties para ter a bandeira Action 360º. “O objetivo é pagar um valor justo mensal e contratar planos para o que a pessoa precisa especificamente. Exemplo, a unidade precisa de um planejamento estratégico, uma criação de um ebook, nós teremos produtos de prateleira que poderão ser agregados ao negócio”, comenta Marccelo.

Segundo o CEO, desta forma consegue-se atingir tanto o novo empreendedor que quer ter um negócio próprio quanto quem já possui um pequeno estúdio e quer ter a bandeira Action 360º. “Os benefícios deste negócio são inúmeros: em primeiro lugar redução de custos, e depois marketing cooperado por ter uma marca forte no mercado, pagar menos taxa de banco já que temos um faturamento coletivo e gestão compartilhada por uma taxa justa. Quero ajudar meu franqueado a crescer e assim crescermos juntos e alavancamos a economia deste país”, finaliza Marccelo.

Mercado inexplorado
Do outro lado, informações da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostram que há cerca de 8 milhões de clientes em espaços fitness brasileiros. Isso quer dizer que só 4% da população nacional conta com algum tipo de estabelecimento com suporte mais especializado para realizar as suas atividades físicas. Dessa maneira, é possível perceber que há uma grande faixa do mercado a ser explorada.

Quanto rende?
O mercado fitness mobiliza cerca de 8 bilhões de reais por ano – isso representa cerca de 3% da indústria de serviços brasileira e 0,13% do PIB nacional. Esses números ajudam a colocar o país na décima (10ª) posição mundial em termos de faturamento e receita desse nicho.