Embora seja um exercício bastante popular e com um grande número de adeptos, encontramos facilmente pessoas que tem preconceito com o Pilates, acreditando que a atividade é exclusiva para o público feminino.

Estas pessoas estão muito enganadas, pois o Pilates além de poder ser praticado por ambos os sexos, não têm idade e restrição de tipo físico. É importante ressaltar também que o exercício é tão intenso quanto qualquer outro treinamento direcionado ao público masculino, como a musculação.

Os exercícios realizados nas aulas proporcionam o alongamento e aumento da força muscular do corpo, gerando um maior equilíbrio.  Se você é homem e está lendo este artigo, confira a seguir os 3 principais benefícios da prática na sua vida.

Os benefícios do Pilates para os homens

  1. Definição dos músculos do abdome: Os poucos homens que praticam Pilates no Brasil geralmente recorrem ao exercício por conta dos efeitos que ele promove na região abdominal. Isso porque, assim como o treinamento funcional, o Pilates foca em trabalhar os membros superiores e na perda de peso, definindo o corpo.
  2. Aprimoramento no rendimento esportivo: É comum os homens praticarem outros esportes por hobby, como futebol, por exemplo. Aliando a prática de Pilates, o homem notará uma grande melhora no seu rendimento em outras práticas esportivas. Sua concentração será maior, bem como a sua resistência.

Além do mais, o treinamento previne o corpo de lesões, principalmente as sofridas no quadril, joelhos, coluna e tornozelos.  O exercício traz um grande reequilíbrio da musculatura do corpo, deixando-a mais forte e resistente.

Proteger as articulações também se faz necessário, de modo que assim o homem possa praticar qualquer esporte (até mesmo um novo que ele não tenha costume) sem medo de se lesionar.

E se você não é do tipo que joga uma pelada nos finais de semana ou pratica qualquer outro esporte, saiba que o Pilates também é um grande aliado na melhora do desempenho sexual. É isso mesmo! Não só o desempenho é trabalhado com as atividades, mas também o aumento da resistência.

  1. Reduz o estresse e melhora a coluna: Com a nossa rotina diária atribulada, é praticamente impossível não ficarmos estressados. Além do mais, boa parte dos empregos exige certo esforço físico ou mental, o que acaba afetando nossa saúde também.

Trabalhos braçais, por exemplo, se não executados corretamente prejudicam especialmente a coluna. E trabalhos em escritórios por sua vez, exigem muito da mente.

Com a prática do Pilates a musculatura é trabalhada, aumentando a resistência do corpo, livrando de dores. Além do mais, uma das principais características deste exercício é trabalhar a postura por meio de exercícios de alinhamento postural. Certamente, se você sofre de dores na coluna, já ouviu dizer que o Pilates é uma boa alternativa para tratar a dor. E é verdade.

Já em relação a mente e ao estresse, o Pilates auxilia no controle, pois também trabalha a respiração e concentração dos exercícios.

 

Veja o treino em família