Se você sofre com colesterol alto, já sabe que deve evitar diversas comidas. Infelizmente, a maioria dos lanches e comidas que são extremamente deliciosos, devem ser evitados por aqueles que sofrem com o colesterol.
O colesterol é um problema que acontece na surdina, onde o paciente não sente o efeito da doença, pois é silenciosa, só descobre que tem problemas de colesterol, ou quando faz um exame, ou quando o corpo dá algum sinal de que tem alguma coisa errada.
E, para quem tem problemas com colesterol alto, eliminar do cardápio refeições repletas de gorduras é o primeiro passo para estabilizar a saúde. Isso fará com que a circulação do sangue no seu corpo melhore, diminuindo o risco de acúmulo de gorduras no sangue, evitando as doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.
Eliminando as gorduras, você observará que os níveis de colesterol no seu sangue devem estar até 200 mg/dl. O equilíbrio dessas taxas só será possível quando controlar a alimentação, mantendo-a saudável e praticando atividades físicas.
Para ajudar no equilíbrio do colesterol, existem alguns alimentos que são propícios para isso. Vamos a eles!
Aveia
Repleta de fibras insolúveis, a aveia contém uma específica, a Betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao organismo, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhorando a circulação, controlando a glicemia e inibindo a absorção de gordura.
Azeite
Sendo fonte de ácido oleico, regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Traz benefícios ao sistema cardiocirculatório, controla a Diabetes Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica.
Laranja
Não é boa apenas contra gripes e resfriados. A laranja contém flavonoides, que são substâncias antioxidantes, que diminuem os níveis de colesterol ruins no organismo, limitando a absorção de colesterol no intestino.
Linhaça
Com a sua semente sendo rica em ômega 3, é responsável por prevenir diversas doenças cardiovasculares, e evita a formação de coágulos, diminuindo as taxas de colesterol total e do colesterol ruim, aumentando a taxa do colesterol bom.
Peixes
Sendo excelentes fontes de ácido graxo ômega 3, que é um tipo de gordura boa, insaturada, encontradas nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. Essa gordura ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total no sangue, reduzindo a formação de coágulos, além de fazer com que o sangue fique mais fluido.
Num resumo geral, para as pessoas que sofrem com o colesterol alto, os alimentos que elas devem ingerir para ajudar na redução deles são:
- Pão, arroz, massas e farinhas integrais, diariamente;
- Feijão, grãos, lentilhas e sojas, pelo menos 2 vezes por semana;
- Amêndoa, avelã e nozes, cinco unidades por dia;
- Leite desnatado, queijo branco e iogurte light;
- Peixe, no mínimo, duas vezes por semana;
- Frutas, 2 ou 3 por dia.
Também é bom evitar uma série de alimentos, que podem prejudicar e aumentar ainda mais o colesterol alto, como:
- Ovos;
- Frutos do mar;
- Vísceras de animal;
- Manteiga e óleo;
- Pizza pré-fabricada;
- Doces em geral e chocolate;
- Queijos amarelos;
- Carnes gordurosas;
- Bebidas alcóolicas.