Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Alguns alimentos para ter qualidade de vida, saúde e disposição para o dia a dia, a recomendação é de sempre ingerirmos algo com poucas gorduras e açúcares, e muitas vitaminas e sais minerais.

Com esse objetivo em mente, saímos às compras e voltamos com alimentos que prometem trazer mais qualidade de vida, sem prejuízo à nossa saúde. No entanto, muitos dos que prometem ser saudáveis escondem armadilhas.

Você sabe quais são esses alimentos?

Preparamos uma lista com todos aqueles que são saudáveis apenas no nome.

Cereais matinais

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os cereais matinais não são tão saudáveis, pois até mesmo as opções integrais escondem elevados teores de açúcar.

Granola

Vendida como um alimento saudável e com poucas calorias, a queridinha daqueles que estão fazendo dieta ou querem uma opção rápida para um lanche depois dos treinos escondem armadilhas.

As barras de cereais feitas com granola podem conter, além dos grãos, óleos, frutas secas, sementes, nozes, ou ser adoçadas com mel ou melaço, o que as tornam ricas em gorduras e açúcar.

Pão de fôrma

Muito prático, o pão de forma está na mesa de muitas pessoas durante o café ou o lanche da tarde. O sabor desse alimento, no entanto, esconde os altos valores de sal, gordura, açúcar e outros aditivos, além das baixas quantidades de nutrientes e fibras.

Biscoitos integrais

Apresentados como amigos do bom funcionamento do intestino e perfeitas para aumentar a sensação de saciedade, graças à alta concentração de fibras, os biscoitos integrais são mais um exemplo de alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

Isso ocorre, pois pequenas porções desses alimentos contêm altas quantidades de gorduras, incluindo gordura saturada, açúcar e sal.

Barrinhas de cereais

Assim como a granola, as barras de cereais enganam bem quem acha que está consumindo alimentos saudáveis.

As opções disponíveis em supermercados são ricas em açúcar, gordura saturadas, conservantes, aditivos e contém poucas fibras, o que torna esses alimentos muito perigosos para quem busca alternativas saudáveis.

Alimentos Diet, Light e 0%

Anunciados como excelentes alternativas para quem quer emagrecer ou ter uma vida mais saudável, os alimentos diet, light e 0% escondem perigos que podem colocar sua saúde em risco.

Os alimentos light, por exemplo, tem cerca de 30% a menos de seu valor energético, em comparação ao produto normal. Isso acontece por causa da redução do teor de gordura.

Os tipos diet são indicados para quem precisa de alimentação especial, e contém adoçantes em lugar do açúcar.

Já os 0% não possuem algum nutriente, geralmente o açúcar, as gorduras, proteínas ou o sódio.

Esses alimentos, embora pareçam saudáveis, são muito perigosos porque costumam ser ainda mais processados do que suas versões tradicionais, apresentando assim uma quantidade maior de aditivos e conservantes.

Alimentos sem glúten

Os alimentos sem glúten, embora sejam vendidos como mais saudáveis, podem ser mais perigosos do que os tradicionais, pois contém ainda mais açúcar e gordura, além de corantes, conservantes e aditivos, para lhes dar o sabor característico das versões tradicionais.

 

Veja também: 3 formas de comer sem gastar muito.