Gestante:
Atualmente, muito se ouve falar no treinamento funcional. Mas afinal, o que é o treinamento funcional?
O treinamento funcional, nada mais é, do que a prática de exercícios físicos realizados com base no movimento natural dos seres humanos.
Trabalha o corpo em sua totalidade, a partir da execução de movimentos que envolvem: corrida, pulos, agachamentos e etc. São realizados com o próprio peso do corpo, e podem contar ainda com auxilio de acessórios como: bolas, cordas, elásticos, cones, entre outros.
Essa modalidade de exercício é extremamente dinâmica em comparação com a prática de musculação, pois é praticada através da variabilidade de exercícios e que são integrados.
Para quem é indicada a prática de treinamento funcional?
Para sair da rotina dos exercícios monótonos de musculação, muitas pessoas tem procurado o treinamento funcional. Por ser dinâmico e trabalhar todo o corpo, o treinamento funcional apresenta alguns benefícios, como:
- Prevenção de lesões
- Melhora do sistema cardiovascular
- Emagrecimento
- Definição muscular
Frente a esses benefícios, quem pode praticar o treinamento funcional?
A prática de treinamento funcional é indicada para todas as pessoas e idades, desde que estejam com autorização de seus médicos. Entre esse público de pessoas e idades diversas, destacamos as gestantes.
As gestantes podem e devem praticar atividades físicas durante a gravidez. Sabe-se que a prática de exercícios físicos nessa fase estimula uma gestação mais calma, evitando o aparecimento da diabete gestacional.
Treinamento funcional para gestantes
Por vezes, muitas gestantes pensam que durante a gravidez a prática de exercícios físicos é limitada. Por limitada, entende-se que é a pratica de exercícios considerados leves, como: caminhada, yoga e hidroginástica. Porém, a prática de treinamento funcional é muito indicada para as futuras mamães.
A gestante que tem a liberação médica para executar o treinamento, deve ter em mente que tanto ela quanto o bebê não correm risco na prática. Isso porque, os exercícios são adaptados para essa fase.
O instrutor irá adaptar os exercícios e intensidades dos mesmos, respeitando o peso da gestante e o tamanho de sua barriga.
Os exercícios mais executados para as gestantes são os que trabalham a postura e o alongamento, geralmente acompanhados de um acessório como apoio.
O uso dos acessórios na pratica visam proporcionar um maior equilíbrio para as gestantes, evitando inclusive a ocorrência de algum desequilíbrio ou queda.
Beneficio do treinamento funcional para gestantes
A futura mamãe praticante do treinamento funcional, encontrará uma série de benefícios em sua saúde. Entre eles, destacamos:
- Controle do peso
- Alivio do estresse
- Melhora da postura
- Tonificação das pernas e braços
- Fortalecimento da região lombar
- Melhora a recuperação no pós-parto
- Melhora da capacidade cardiovascular
Todos esses benefícios citados acima visam o desenvolvimento da consciência corporal, principalmente agora que o corpo da mulher grávida está sofrendo diversas alterações. Toda a execução do treinamento funcional deve ser acompanhada pelo instrutor. A correta execução dos movimentos proporcionará uma excelente e saudável gestação, e também um ótimo pós-parto.