Todos os dias, quando você coloca o despertador para tocar no horário que você tem que acordar, é sempre uma luta e uma grande dúvida paira no ar: desligar o despertador e dormir mais uns cinco minutinhos, pois você sabe que esses cinco minutos farão toda a diferença, ou levantar assim mesmo, ainda que esteja se arrastando e querendo ficar?
Esse duelo acontece quase que todos os dias e acordar cedo é algo que realmente incomoda a maioria das pessoas. Para alguns, não tem um dia que a disposição chegue junto com o alarme do despertador. E isso é algo que incomoda.
Para que isso deixe de acontecer, este texto tem o objetivo te passar algumas dicas, para que o seu dia comece da melhor forma e que você não tenha que lutar contra a sua obrigação. Fique atento às dicas abaixo e tenha uma boa noite.
Crie um hábito
O corpo não é uma máquina, mas ele funciona de forma que “dure” um dia inteiro. Isso significa que as funções do organismo estão habituadas, programadas, para que ocorram em 24 horas, obedecendo a duração do dia.
Esse processo corresponde ao conhecido relógio biológico. Por isso é importante você ter uma hora certa para ir dormir e acordar. Isso faz com que você regule ainda mais o seu cronograma interno. Você não criando esse hábito, indo dormir tarde, vai desregular esse relógio e, com isso, você não irá conseguir acordar bem cedo.
Vá dormir relaxado
Outra forma para ajudar a acordar bem é você ir dormir relaxado. Assim, evite fazer qualquer tipo de atividade que possa te deixar estimulado. Realizar trabalhos, ficar pensando sobre o que terá que fazer no dia seguinte, ver televisão, jogar videogame, ficar navegando na internet, todas essas atividades são proibidas.
Você não precisa para de fazer tudo só porque o sol se pôs, mas você deve separar um horário para relaxar, principalmente quando ficar próximo ao horário de dormir. Um bom livro e uma música agradável são boas pedidas para essa hora.
Atente-se para as atividades físicas
Se você é adepto de praticar atividades físicas, saiba que isso colabora para a sua disposição. A atividade física faz com que o calor corporal se eleve, ajudando na hora de você acordar.
Ao mesmo tempo em que as atividades físicas, quando feitas num horário mais cedo, contribui para a disposição, também tem seus efeito negativos se você fizer perto do horário de dormir, atrapalhando seu sono. O recomendando é que você faça exercícios três horas antes de ir dormir.
Cuidado com o que come e o que bebe
Existem alguns alimentos e bebidas que podem interferi na qualidade do seu sono, fazendo com que a sua disposição para o dia seguinte fique comprometida.
Café, refrigerante ou bebida alcóolica, estimulam o organismo e o sistema nervoso, e isso pode fazer com que você tenha insônia.
E sobre a alimentação, o ideal é você investir em alimentos que tenham vitamina B6 e magnésio, que são nutrientes que ajudam o organismo a se acalmar e relaxar. Com isso, banana, espinafre, salmão e frango são excelentes para essa finalidade.