Hoje em dia, é grande o número de pessoas que gostam de fazer alguma atividade física, seja ela qual for. E existem diversas modalidades que mantêm o corpo em movimento, deixando um aspecto de saúde e beleza nele.
O mais importante da atividade física é o benefício que ela traz para a saúde e isso deve ser conscientizado por todos. Uma vez que os exercícios físicos só fazem bem.
Com isso, hoje, existem diversas modalidades de atividades físicas, seja ergometria, musculação, dança, Crossfit, enfim, inúmeros meios para que você consiga manter a sua saúde em dia, além da forma física.
E um dos mais utilizados é o treinamento funcional. Já ouviu falar? Não? Então, fique por aqui que saberá tudo sobre ele.
O que é treinamento funcional?
O treinamento funcional nada mais é do que um programa de treinos que deixa a pessoa mais preparada para desempenhar as tarefas do dia a dia.
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do homem, como correr, pular, puxar, agachar, girar e empurrar.
Desde 1911 existe este tipo de treinamento e, na época, era realizado utilizando movimentos de levantamento de terra, supino e agachamento, isso porque como eram exercícios multiarticulares, eles promoviam diversos benefícios no fortalecimento muscular e no ganho de força.
Com o passar dos anos, surgiu uma nova abordagem do treinamento, que se baseava em alguns domínios: estabilidade da espinha, resistência, flexibilidade, equilíbrio e propriocepção. Eles foram aplicados no campo da reabilitação, onde tinha como objetivo buscar a recuperação de funções que as pessoas haviam perdido, e gerava diversos resultados positivos, como a melhora da estabilidade articular, amplitude do movimento, controle neuromuscular, entre outros.
Basicamente, o treinamento funcional é realizado com exercícios que são feitos utilizando o próprio peso da pessoa para gerar sobrecarga, além de alongamento, podendo utilizar acessórios que gerem algum tipo de instabilidade.
Como foi muito bem avaliado e os seus resultados foram satisfatório, o treinamento funcional deixou de ser uma atividade recomendada somente para pessoas que tinham alguma dificuldade e passou a ser utilizado em pessoas saudáveis.
Quais são os benefícios para as pessoas que praticam o treinamento funcional?
Praticar exercícios físicos já faz com que o seu corpo melhore, e os exercícios funcionais trazem ainda melhores resultados estéticos e práticos no seu dia a dia, a curto e em longo prazo.
Dessa forma, os principais benefícios do treinamento funcional são:
- Fácil adaptação do exercício a você e as suas necessidades;
- Possibilidade de treinar diversas habilidades motoras;
- Ganho de saúde, performance e melhor definição do corpo;
- Não apenas os músculos serão treinados, como também seus movimentos;
- Possui grande motivação pois consta com uma quantidade infinita de exercícios;
- Desenvolvimento da percepção dos movimentos;
- Melhora da postura geral;
- Melhoria da eficiência dos movimentos;
- Aumento da estabilidade da região core, que seria a saúde da coluna vertebral;
- Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico;
- Aumento da força muscular;
- Melhoria das estruturas afetadas por lesão.