A doação de sangue é a causa de diversas campanhas, principalmente nas proximidades de datas comemorativas nas quais as pessoas viajam muito. Na mesma medida em que existem milhares de campanhas para que os indivíduos saudáveis doem, muitos bancos de sangue ficam em situação de emergência, o que é perigoso para os pacientes que precisam de atendimento imediato.

Há alguns que não conhecem de fato qual é a importância de doar sangue e nem como fazê-lo. Primeiro, a doação de sangue pode realmente salvar a vida: diversos casos nos quais se tem muita perda desse líquido, a chance de recuperação é quase exclusivamente dependente da transfusão.

 

O que acontece quando se perde muito sangue?

O sangue passa por diversos órgãos do corpo e também leva nutrientes para todos eles. Não é à toa que se usa o exame de sangue quando se deseja saber como estão os minerais do organismo e outros índices. Entretanto, no caso de o corpo ficar com pouco nível de sangue, esses nutrientes começam a rarear e, além disso, eles não chegam aos órgãos, o que faz com que eles sejam prejudicados.

Um dos órgãos que mais têm seu funcionamento prejudicado pela falta de sangue é o cérebro:  é fundamental que ele seja sempre irrigado, mas na quantidade correta.

É claro que a respiração também precisa de quantidades aceitáveis de sangue: afinal, ela também leva o oxigênio e, se o sangue faltar, a circulação de oxigênio também falta, o que pode resultar em uma insuficiência respiratória.

 

Como se faz a doação de sangue?

Agora que se conseguiu compreender qual é a relevância de se fazer doação de sangue, cabe explicar como ela pode ser realizada. É necessário que a pessoa procure pelo hemocentro da sua região ou que pergunte nos hospitais em qual deles existe coleta. Normalmente, existem avisos de quais pacientes estão precisando de maneira urgente e de qual é o tipo sanguíneo deles. Aliás, é necessário que todos os tipos de sangue sejam doados porque sempre haverá algum paciente que precisa daquele tipo.

Para fazer a doação, é imprescindível que não se esteja com sono atrasado e também pesar 50 quilos ou mais. Outro requisito é ter 18 anos ou mais, além e estar com o responsável no caso de se ter entre 16 e 18.

Não se pode doar quando se comeu menos de duas horas antes e também não se recomenda alimentos gordurosos na refeição anterior à doação. É importante ter menos de 70 anos e aqueles que nunca doaram antes dos 60 anos não podem fazer isso.

Geralmente, as pessoas que doam sangue não se sentem mal, apenas  podem ter uma tontura leve. De toda maneira, pode ser indicado que se tenha um acompanhante. Reforça-se que as pessoas tatuadas também podem doar.

Vamos doar?

Acesse o site EU DOU SANGUE para saber onde há bancos de sangue!

Quem doar, ganha brinde aqui na Action.

Traga seu comprovante de doação em uma das nossas 16 unidades, indique 2 amigos e ganhe um brinde exclusivo!