Muitas pessoas não estão satisfeitas com o seu corpo, e com isso, querem, de qualquer forma, emagrecer, perder peso. Com isso, elaboram diversas dietas mirabolantes, entram em academia, se matam levantando peso e não conseguem o resultado que esperam.
Muitas delas não sabem, mas podem ter problemas que interferem no emagrecimento. Por isso é preciso se consultar com um médico, para que possa ser indicada uma dieta, a fim de ajudar na diminuição do peso.
Mas existem algumas alguns obstáculos que podem atrapalhar no emagrecimento. Veja a seguir quais são elas e fique atento!
Metabolismo não está funcionando corretamente
Existem diversas opções de alimentos que prometem ajudar a pessoa a emagrecer. São shakes, chás, sucos, uma infinidade de bebidas que garantem a eliminação das gorduras indesejadas.
O problema delas é que além de não terem nutrientes suficientes, elas desestimulam o metabolismo, deixando-o mais lento.
Acontece que o metabolismo se acostuma com a diminuição das calorias e por isso que o resultado no primeiro mês é satisfatório, porém no segundo ele já é menos sentido e assim vai regredindo até que ele estaciona, fazendo com que a pessoa não perca mais peso. Isso é um acontecimento normal do organismo.
Estado psicológico abalado
Estar abalado emocionalmente é um combustível para o ganho de peso. Principalmente a ansiedade, que faz com que a pessoa coma de forma compulsiva. Ou seja, a pessoa tem uma situação desconfortável e para solucioná-la ela procura compensar em alimentos que mais lhe dão prazer.
Mas é importante ressaltar que não é a ansiedade que te faz engordar, mas sim, a quantidade de comida consumida. Outro fator que atrapalha no emagrecimento é o estresse. Isso porque existe uma produção alta de cortisol, que é o hormônio do estresse, fazendo com que haja uma tendência a acumular gordura, principalmente na região do abdômen.
Noite mal dormida
Já pensou que o seu grande inimigo contra a balança é o seu próprio travesseiro? Pois é, os problemas do sono podem interferir no seu emagrecimento.
Acontece que a noite mal dormida causa um desequilíbrio no organismo, e tem forte ligação com o hormônio do cortisol, que depende do hábito de dormir e acordar. Enquanto dorme, o organismo produz diversos hormônios importantes, alguns relacionados à saciedade. É por isso que você encontra pessoas que não dormiram bem à noite se sentirem cansados ao dia, com dificuldades de se manterem concentradas e sempre com fome.
Problemas na tireoide
Pessoas que possuem problemas na tireoide podem sofrer de inchaço e diminuir o metabolismo, dificultando a perda de peso.
Nesse caso, o melhor a se fazer é consultar um médico para fazer um diagnóstico e o tratamento adequado.
Pode acontecer também de algum medicamento que você está utilizando mexer com o seu peso. Alguns deles fazem com que as pessoas tenham mais fome, engordando e ganhando números a mais nas roupas.