Você sabia que o Pilates é um ótimo aliado para melhorar a dor na coluna? Isso porque o método trabalha um alongamento total da coluna possibilitando um relaxamento instantâneo que leva o aluno a perceber melhoras nas dores das costas.
A maioria dos exercícios praticado atua na musculatura do abdômen promovendo mobilidade articular para a coluna vertebral.
Dores nas costas
A dor na coluna é um mal recorrente na sociedade moderna. Vícios posturais aliados à fraqueza muscular e patologias estão sendo apontados como principais fatores intervenientes para ocorrência de dores lombares, cervicais e torácicas.
As más posturas podem levar um comprometimento das articulações, dos músculos, dos tecidos conjuntivos assim como sintomas de desconforto e dor.
Pilates no tratamento de dores na coluna
O Pilates consiste em um programa de exercícios que envolve todo um trabalho de conscientização corporal através da prática física. Na Action 360°, o Pilates como método para dor na coluna será baseado em 3 pontos principais:
Contrologia:controle consciente de todos os músculos do corpo. Serão realizados exercícios que utilizam o power house (músculos abdominais) para aliviar as dores na coluna e ao mesmo tempo trabalhar condicionamento físico.
Respiração: será utilizada uma respiração abdominal para despertar as células no corpo e eliminar os detritos relacionados a fadiga. O aluno irá inspirar na preparação do exercício e expirar na realização do movimento.
Concentração: é a capacidade de concentrar a mente e o corpo a realizar o exercício da maneira melhor possível, sempre respeitando limites de dor.
Vale ressaltar que a consciência corporal deve continuar além das aulas do Pilates, como por exemplo, ter um posicionamento postural e corporal na cadeira enquanto você trabalha. Usar uma cadeira que seja adequada com um encosto que alinhe a coluna. Também é importante atentar-se ao posicionamento das pernas, mantendo-as no ângulo de 90 graus com ajuda do apoio para os pés.
DICAS DE PILATES PARA O SEU DIA A DIA
Use a respiração para liberar a tensão. Inspire e solte o ar devagar;
Busque controle muscular e mental em todas as atividades diárias;
Prive-se de distrações enquanto praticar as atividades. Desligue o celular, TV e procure um lugar calmo para praticar;
Alongue-se. O alongamento ajuda a lubrificar as articulações, principalmente se você fica muitas horas sentado na mesma posição;
Mantenha sua mente livre. Durante os exercícios acima, procure se desligar das preocupações e concentre-se na respiração e postura.