Tradicionalmente mineiro, o pão de queijo é apreciado nas mesas de todo o país. O pãozinho, crocante por fora e macio por dentro, está no coração dos brasileiros e de muitos estrangeiros, mas você sabe como ele surgiu?

A história do pão de queijo se mistura com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Alguns registros apontam sua criação no estado mineiro no século XVIII, época em que a farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e, no lugar, era utilizado o polvilho, oriundo da mandioca, trazido pelos portugueses. À receita eram adicionadas sobras de queijo que haviam endurecido, ovos e leite, que, graças à expansão da pecuária, eram ingredientes de fácil acesso. 

Outra versão da origem da receita menciona o período da escravidão, quando a mistura de ovos e leite, herdada dos portugueses, foi associada à mandioca, base da alimentação indígena. O queijo foi adicionado para agregar sabor à massa.

A verdade é que o pão de queijo é uma delícia para ser saboreado a qualquer hora do dia, mesmo quando se está de dieta. 

Pão de queijo com tapioca

Ingredientes:

1/2 xícara de goma de tapioca

25 g de parmesão ralado

100 g de cream cheese gelado

Modo de preparo: 

Misture todos os ingredientes em uma tigela com as mãos até formar uma massa. Faça bolinhas no tamanho da sua preferência e leve ao forno a 180 graus por 25 a 30 minutos.