Cada um de nós tem um biótipo, um tipo físico dominante que irá determinar como o nosso corpo vai responder a todos os estímulos. 

Quando sabemos em qual deles nos enquadramos fica mais fácil saber como alcançar o resultado tão sonhado.Existem 3 tipos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. 

O ectomorfo é o famoso “magro de ruim”, o mesomorfo é aquele que tem o corpo mais definido sem mesmo fazer exercício físico. E o endomorfo é o que ganha peso só de olhar para a comida. Já reparou que existem pessoas que conseguem emagrecer com mais facilidade que outras? E aqueles que qualquer vacilada na dieta já engorda tudo de novo? Pois então, tem a ver com a genética. Vamos conhecer mais sobre esses biótipos?

Ectomorfo

As pessoas ectomorfas possuem uma estrutura óssea pequena, peitoral reto, ombros pequenos e metabolismo acelerado. Por conta do metabolismo rápido as pessoas do tipo ectomorfo quase sempre tem dificuldade em ganhar peso, já que queimam calorias rapidamente. E é por isso que o ideal, para suprir suas necessidades e ganhar peso, é a ingestão de uma grande quantidade de calorias. Se você se enquadra nesse biótipo, não vá comer tudo que vê pela frente viu? Consulte um nutricionista para seguir uma alimentação saudável e específica para o seu organismo.

Mesomorfo

Os mesomorfos, os quais possuem estrutura óssea grande, mais massa muscular e aparência atlética. Este biótipo corporal tem facilidade tanto para hipertrofia muscular quanto para metabolizar gordura. As características dos mesomorfos são: aspecto atlético, hipertrofia muscular, pouca gordura corporal, ombros largos e peitoral largo.

Endomorfo

São pessoas que possuem facilidade para engordar. As características mais comuns são: dificuldade para conseguir definição, maior acúmulo de gordura corporal, metabolismo lento e dificuldade para controlar a ingestão de calorias. Um endomorfo, pode ter facilidade ou dificuldade para ganhar massa muscular e hipertrofiar. O ideal é começar com treinos de baixa intensidade e volume, aumentando gradativamente a intensidade. As pessoas endomorfas devem controlar muito bem sua alimentação e não podem cometer exageros sem que existam consequências em termos de ganho de gordura corporal.

E aí? Conseguiu descobrir qual é o seu biótipo? Claro que cada corpo é um corpo, mas todos nós podemos conquistar o objetivo que queremos, respeitando os nossos limites. O importante é sempre investirmos em nossa saúde e continuarmos com foco e disciplina!